Transformação harmoniosa com toque provençal e contemporâneo, integração de áreas sociais e gourmet, e ambientes projetados para acolher e celebrar
Um lar acolhedor e confortável, com ar de “casa cheia”, renovação e reconfiguração da fachada e área dos fundos com espaço externo de permanência, layout inteiramente projetado para a necessidade dos moradores, acostumados a receber amigos e familiares. Desta forma, as profissionais da Marma Arquitetura, Angélica de Oliveira e Raiana Brandelli, pensaram e projetaram a reforma da casa da família Barossi, desenvolvida com base no estilo e na personalidade dos clientes, utilizando móveis soltos, e detalhes no estilo farmhouse e uma harmoniosa mescla entre os estilos provençal e contemporâneo.
“O layout foi baseado totalmente no programa de necessidade dos clientes, que recebem muitos amigos, então, tanto a área social quanto a área gourmet, foram planejadas a partir desse princípio, para proporcionar boa circulação, funcionalidade e visuais agradáveis”, pontua Angélica.
A residência é composta por dois pavimentos. No térreo, estão as áreas social e de estar amplas, lavabo, lavanderia, uma suíte e dois dormitórios com banheiro compartilhado em estilo americano. No pavimento inferior, encontram-se a garagem, a área gourmet e o espaço externo com piscina. “Por se tratar de uma reforma seguimos a planta baixa já definida, sem muitas alterações, aumentando apenas a área gourmet, os demais ambientes se mantiveram nos mesmos locais”, destaca Raiana.
Materiais duráveis e sofisticados
A fachada e a área gourmet receberam revestimentos de pedra natural, conferindo sofisticação e durabilidade. No interior, as bancadas foram cuidadosamente selecionadas pelos clientes, com orientação do escritório, refletindo seu gosto pessoal. A pedra Mont Blanc foi aplicada na área social, enquanto a pedra Kouros destaca a área gourmet. Complementando o ambiente gourmet, a mesa de jantar em madeira maciça foi um elemento escolhido pelos clientes, agregando caráter único, individualidade e valorizando o projeto. Angélica ressalta que, “no projeto de interiores, as pedras das bancadas foram escolhidas pelos clientes, com acompanhamento e orientação da Marma, ou seja, conforme o desejo e personalidade deles”
Integrando paisagismo, iluminação artificial e luz natural
Na fachada frontal, uma árvore de pequeno porte, caducifólia, foi escolhida para oferecer privacidade às janelas dos quartos. Essa espécie garante sombra no verão e permit
e a entrada de luz no inverno, quando perde suas folhas. “O paisagismo foi aplicado também nos extremos do lote, com a intenção de trazer privacidade aos moradores, em relação às casas vizinhas”, reforça Raiana.
O projeto buscou maximizar o uso da luz natural, criando ambientes mais sustentáveis e acolhedores. Essa iluminação foi complementada com sistemas artificiais que permitem diferentes cenários, graças à setorização dos circuitos. Além disso, luminárias embutidas no mobiliário foram utilizadas para valorizar os elementos decorativos e contribuir para a iluminação geral, especialmente em áreas com pé-direito duplo.
Área gourmet e piscina
O espaço externo da piscina foi cuidadosamente projetado para se integrar harmoniosamente com a área gourmet, criando um ambiente que promove convivência e lazer. Com foco em proporcionar momentos especiais, o projeto prioriza a funcionalidade e o conforto, oferecendo um espaço familiar, único e privativo. Pensado para atender a diversas ocasiões, desde reuniões íntimas até celebrações maiores, o design alia estética e praticidade, com detalhes que garantem privacidade e valorizam a experiência de quem o utiliza. Além disso, a conexão entre as áreas incentiva a socialização, permitindo que todos desfrutem do espaço de forma conjunta e agradável.