Bento Gonçalves começa a olhar para 2025 com a esperança renovada e foco no crescimento sustentável. Em depoimentos exclusivos, lideranças locais — do poder público ao setor privado — analisam o ano passado e compartilham suas expectativas para o futuro. O prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira destaca os esforços para reconstruir a cidade e fortalecer a economia, enquanto representantes de entidades como, CIC, CDL, Sindilojas, AEARV, ASCOM, Bento+20, Sindmóveis e Movergs traçam planos para impulsionar o comércio, o turismo, a indústria moveleira e a construção civil. Unidos pelo objetivo de fazer de Bento Gonçalves um exemplo de resiliência e inovação, os depoimentos revelam uma cidade preparada para enfrentar novos desafios e aproveitar as oportunidades que 2025 trará.
Diogo Segabinazzi Siqueira – prefeito de Bento Gonçalves
“O ano de 2024 foi um ano de desafios. E na história de Bento Gonçalves, não tem como falar deste ano sem citar o que enfrentamos durante os deslizamentos e a enchente no mês de maio. Períodos que marcaram nossa comunidade, que nos fortaleceram como sociedade e que evidenciaram a união e solidariedade. Enfrentamos a catástrofe climática, trabalhamos incansavelmente para salvar vidas e reconstruir estradas, pontes e comunidades. Perdemos cidadãos, e aqui reitero nossa solidariedade e sentimento aos familiares. Foi preciso força, coragem e resiliência. Hoje começamos a ver a retomada da economia. Com a reabertura do aeroporto, já acompanhamos o retorno do turismo, e esperamos que cresça ainda mais com o período da Vindima. Para 2025, seguiremos com os investimentos na saúde, na educação, na segurança, mantendo nossa cidade em ordem, ampliando ofertas de inserção no mercado de trabalho, atraindo investimentos e trabalhando em conjunto com a região. Tudo isso, sempre cuidando da nossa gente e fazendo dessa cidade o melhor lugar para viver.”
Carlos Lazzari – presidente do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG)
“De forma macro, as perspectivas econômicas para o Brasil em 2025 são vistas com otimismo por alguns especialistas, que acreditam em um movimento de recuperação e crescimento sustentável. Com a retomada da confiança dos investidores, o país pode atrair mais recursos e estimular o desenvolvimento de diversos setores da economia. Em que pese essa análise, é preciso considerar que a instabilidade política e a crise fiscal continuam sendo obstáculos para o desenvolvimento do país e querem medidas reais e adequadas para viabilizar a prosperidade desejada. Esse contexto certamente terá reflexo no cenário local, mas, independentemente dessas influências, Bento Gonçalves tem muitos elementos a seu favor, sendo o primeiro deles o talento empreendedor de seus setores da indústria, comércio e serviços. Motrizes da economia local, são protagonistas de uma força de trabalho inspiradora e de uma admirável capacidade de resiliência, como vimos em tantas outras situações, sobretudo ao longo de 2024. Incentivador desse potencial, o CIC-BG seguirá ao lado das empresas no fomento por oportunidades de desenvolvimento e na oferta de diversas ações, serviços e iniciativas capazes de contribuir com o desafio do crescimento também em 2025.”
Gisele Dalla Costa – presidente do Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis)
“O faturamento do polo moveleiro de Bento Gonçalves cresceu acima do esperado até setembro de 2024. Entendemos que foi um somatório de movimentos do mercado, como maior procura no varejo interno e aumento das exportações. Mesmo com os desafios vividos no estado e na região no início do ano, o polo preservou e ainda elevou a geração de empregos, totalizando quase 6.500 trabalhadores em atividade. Considerando esse cenário, é possível que o polo continue crescendo em 2025 – especialmente com a realização da Movelsul Brasil, em fevereiro. Diversas indústrias da região são expositoras da feira, que recebe visitantes de todo o Brasil, além de importadores vindos de mercados-alvo para o setor. Temos certeza de que a Movelsul será um ótimo somatório para a realização de negócios e parcerias, fortalecendo nossas empresas.”
Euclides Longhi – presidente da Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs)
“Questões de logística, mercado, elevação de custos, entre outros fatores, trouxeram dificuldades inesperadas aos fabricantes de móveis do Rio Grande do Sul. Ainda assim, nossas indústrias mais uma vez provaram sua força e capacidade de se adaptar frente aos desafios – tanto é que registraram aumento no faturamento, nas exportações e na geração de empregos. A princípio, a tendência é de não haver um crescimento muito expressivo em 2025, mas o próximo ano pode se mostrar favorável para o setor. Controle da inflação, taxa de juros, fomento ao consumo, geração de empregos e incentivos ao desenvolvimento industrial são alguns dos fatores que podem impactar positiva ou negativamente a produção e as vendas no varejo brasileiro. As exportações, que representam uma importante fonte de faturamento para os fabricantes de móveis, devem encerrar 2024 com crescimento. Se a economia internacional for favorável e os empresários conseguirem diversificar os mercados, é possível que as vendas para fora do Brasil também aumentem.”
Marcelo Ticiani – presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Região dos Vinhedos (AEARV)
“Em 2024, nossa cidade escreveu uma nova página em sua história, superando grandes desafios. Agora, olhamos para o futuro com otimismo renovado, confiantes de que podemos alcançar novos patamares de desenvolvimento. A expectativa para 2025 é de um ano de significativo avanço para Bento Gonçalves. Com a recuperação econômica e o fortalecimento dos setores que impulsionam a nossa cidade, a valorização da região se intensifica, criando novas oportunidades para todos. Consequentemente, áreas como a construção civil poderão experienciar um crescimento em projetos residenciais, comerciais e turísticos, gerando novas vagas de emprego e aumentando a renda da população, o que elevará a qualidade de vida. Também se espera atrair investidores interessados em desenvolver negócios no município, ampliando as perspectivas de desenvolvimento e impulsionando a economia local.”
Daniel Amadio – presidente do Sindilojas Regional Bento
“Prevemos como Sindilojas um 2025 em franca recuperação para nossa cidade, mas sobretudo para nosso estado. As catástrofes que aconteceram, atingiram fortemente os lojistas, se não de forma direta, também indiretamente, vendo em queda em seus faturamentos. Assim entendemos que todo crescimento é bem-vindo. Porém, o cenário nacional não nos traz uma perspectiva boa, pois a dificuldade do governo federal em reduzir contas, obriga a criação de receitas e isso eleva preços e gera inflação. Por último, precisamos continuar levando subsídios aos nossos representados, uma vez que o comércio atualmente está passando por uma transformação, e o lojista que não estiver atento, pode passar por dificuldades. O Sindilojas que irá comemorar seus 50 anos em 2025, continuará nessa jornada de estar próximo do empresário, buscando dar condições para ele de trabalho.”
Marcos Carbone – presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves (CDL-BG)
“O ano de 2025 traz consigo grandes expectativas para Bento Gonçalves, com um cenário otimista para o crescimento econômico e o fortalecimento do comércio local. A CDL-BG acredita que o varejo seguirá se adaptando às novas demandas do mercado, com um foco crescente na qualificação dos profissionais e na implementação de estratégias de omni varejo. A tendência de integrar canais físicos e digitais será essencial para garantir competitividade e ampliar as opções de compra para os consumidores. Além disso, a cidade tem um potencial ainda maior para se destacar como um polo comercial de sucesso, com o incentivo ao comércio local sendo um dos pilares para a geração de emprego e renda. A CDL-BG, por meio de suas ações e iniciativas, como o Liquida Bento, a Campanha Bento Natal Premiado e o Armazém das Pontas, continuará apoiando os empresários da cidade, promovendo o fortalecimento do comércio e a valorização dos produtos e serviços locais. Em 2025, podemos esperar um ano de inovação, aprendizado e, principalmente, crescimento. A CDL-BG está comprometida em oferecer cursos, palestras e outras iniciativas que preparem os comerciantes para os desafios e as oportunidades que o mercado apresenta. Com um ambiente favorável ao empreendedorismo e a colaboração, Bento Gonçalves tem tudo para se consolidar ainda mais como um centro de negócios próspero e dinâmico.”
Roberto Cainelli Jr. – presidente do Bento+20
“Bento Gonçalves se apresenta como uma cidade em pleno crescimento, com perspectivas otimistas para o futuro e visão otimista para 2025. O turismo, impulsionado pela proximidade dos aeroportos de Caxias do Sul e Porto Alegre, que estão recebendo investimentos de ações de retomada pós-enchente, deve ganhar força, atraindo mais visitantes e gerando novas oportunidades para a economia local. A revitalização de áreas como o Lago Fasolo e as praças públicas, promete transformar a cidade em um lugar ainda mais acolhedor e agradável para moradores e turistas. Além disso, a implementação das práticas de Blue Zones, com foco na saúde e bem-estar, é um dos avanços aguardados, especialmente com a atuação da Câmara Técnica da Saúde. No campo educacional, as iniciativas para aprimorar o ensino e aproveitar as novas tecnologias buscam oferecer uma formação mais qualificada e conectada com as necessidades do futuro. Com esses investimentos, Bento Gonçalves se prepara para um 2025 de conquistas, desenvolvimento e qualidade de vida para todos.”