Viver bem vale a pena

Na Conceito Equilíbrio Corporal, qualidade de vida começa pela saúde

Quem tem saúde, tem tudo. É por meio dela que temos disposição, energia e vontade de viver a vida ao máximo. Se quisermos viver mais e viver bem, ela precisa estar no topo da lista de prioridades. Sabendo disso, praticar um exercício físico é comportamento básico de uma pessoa que quer prosperar e evoluir em todos os aspectos da sua vida.

“Fazemos uma analogia com uma poupança. Quanto você investe na sua poupança de saúde diariamente? Você tem massa muscular no seu corpo para te proteger diante de alguma doença, lesão ou dor? Você tem perspectiva de longevidade com funcionalidade para caminhar, sentar e levantar, dirigir, carregar suas compras, subir escadas, etc? O primeiro passo está em entender o sentido do exercício físico na rotina, se conectar com o processo de mudança de mentalidade e de vida. O treino pode até ser difícil hoje, mas com certeza o levará a ter um futuro mais tranquilo”, explica a Luísa Predebon, sócia do estúdio de treinamento Conceito Equilíbrio Corporal.

Junto com Rachel, as irmãs compartilham a afinidade pelos cuidados com a saúde desde muito cedo. As duas decidiram se tornar profissionais de educação física, Rachel com especialização em Cinesiologia e Biomecânica, e Luísa em Fisiologia do Exercício, e por meio dessa paixão, nasceu a Conceito. “Vemos a saúde como o bem mais valioso. Quem a tem, cultiva muitos sonhos, planos e desejos que quem não a tem, daria tudo para ter. Sentimos um carinho especial pela nossa profissão, pois através do exercício físico temos a oportunidade de atravessar a vida das pessoas e mostrar o poder que ele carrega em mudar a maneira como nos conectamos com a vida que queremos”, comenta Rachel.

No mês do profissional de educação física esse sentimento aflora ainda mais. Para as irmãs, auxiliar na execução de um movimento e na superação de limites é muito gratificante. “Trabalhar com pessoas nos realiza. Participamos de muitos acontecimentos na vida dos nossos clientes, como casamentos, nascimentos de filhos e netos, viagens, até mesmo perdas e hoje entendemos que o exercício físico executado pelas pessoas aqui no nosso espaço é levado para cada um desses momentos. Pessoas que praticam exercício físico são pessoas fortes física e mentalmente, mais comprometidas, dispostas e bem-humoradas. Saber que fazemos a diferença na vida das pessoas, que ajudamos elas nessa mudança, nos motiva diariamente a atender cada um dos nossos clientes da melhor forma que podemos, pois sabemos que entregamos uma transformação de vida. Ninguém é a mesma pessoa depois que começa a treinar”, completa Rachel.

 

Além do aspecto físico e estético que o exercício proporciona, outro benefício gigante que vem em consequência do movimento é a melhora da saúde mental. Ainda que não seja a cura, praticar um exercício, ter a motivação para reservar alguns minutos do dia, vestir uma roupa adequada e sair de casa para mexer o corpo impacta profundamente a atividade cerebral e a liberação de hormônios e neurotransmissores que proporcionam a sensação de prazer e satisfação.

 

 

“O estilo de vida que estamos vivendo está nos adoecendo, principalmente pelas demandas da rotina, o que aumenta os índices de sedentarismo. Há muito tempo a ciência comprovou que o exercício físico, inclusive a musculação, melhora a saúde mental. Depois que você constrói o hábito, neurotransmissores liberados durante a prática agem no organismo, proporcionando sensações de relaxamento e prazer. Em um cenário onde você faz exercício 3x na semana, esses neurotransmissores, como dopamina, serotonina, endorfina, estarão presentes no corpo diariamente, dando essa sensação de bem-estar. Entre os principais benefícios do exercício físico para a saúde mental estão a redução do estresse, melhora do humor, aumento da autoestima e da confiança, melhora da qualidade do sono, da concentração e da memória, socialização, equilíbrio hormonal, dentre muitos outros”, explica Rachel.

Todos esses benefícios já são suficientes para incluir o exercício físico na sua rotina, ainda assim as sócias compartilham algumas histórias de alunos que transformaram suas vidas por meio do exercício: “Temos várias histórias que nos emocionam para contar. Uma delas é de um aluno jovem que teve o diagnóstico de câncer, passou por todas as etapas de tratamento da doença e com um sistema imunológico fortalecido pelos hábitos saudáveis que praticava, amenizou consideravelmente os efeitos colaterais da doença e dos tratamentos. Ele praticava musculação há oito anos, estava num bom nível de condicionamento, de força e de massa muscular, o exercício deu condições para ele lidar física e mentalmente com a doença, manter-se nas atividades laborais, manter-se treinando, manteve a qualidade de vida dentro das adversidades da doença”, contam.

O exercício é um forte aliado em situações cotidianas. A mesma resiliência que utilizamos para enfrentar a dor e completar aquelas repetições pesadas ou aqueles dois minutos de prancha que parecem uma eternidade, também auxiliam na hora de respirar fundo, buscar paciência e tranquilidade para lidar com os desafios do cotidiano. “Temos também o relato de um aluno, empresário que buscou nossa ajuda pois queria incluir o exercício físico na sua rotina para melhorar sua saúde em geral. Com a prática regular, não só percebeu os ganhos relacionados à sua saúde, como força e condicionamento cardiorrespiratório, como também melhorou sua disposição, qualidade do sono e percebeu como isso impactou no seu rendimento profissional, conseguindo administrar melhor seus níveis de estresse e sua ansiedade. Logo, seus resultados financeiros e seu relacionamento com a equipe também melhoraram”, completam as irmãs.

Viver uma vida em sua totalidade não é apenas pensarmos no que está além de nós, como o trabalho, a família, os amigos, os espaços que ocupamos, mas primeiramente pensarmos em como preservar nossa única morada, que é o nosso corpo. Sem ele, muitos momentos podem deixar de ser aproveitados e memórias deixam de ser criadas. Bem-estar é apenas o ponto de partida.

 

“O exercício físico é muito vinculado às questões estéticas ou aos benefícios genéricos que ele pode entregar, mas sempre pensamos que ele é muito mais do que isso. Na Conceito Equilíbrio Corporal, trabalhamos com saúde e quem a tem é uma pessoa feliz. Hoje nosso desafio é mostrar que o exercício precisa estar na nossa rotina para vivermos bem, vivermos felizes, aproveitarmos ao máximo uma viagem, curtir os momentos com a família, ter controle da ansiedade, níveis de estresse e ter bons relacionamentos. O exercício físico não é algo tangível, não posso entregar na mão do cliente como um produto e mostrar o resultado que ele alcançará. Nosso desafio é mostrar para as pessoas quais os impactos positivos e o quão transformador ele é na nossa vida”, finalizam.

Join our newsletter and get 20% discount
Promotion nulla vitae elit libero a pharetra augue