O Caminho de Volta

Nunca é tarde para viver um grande sonho. Muito menos quando ele se define em fazer o caminho de volta e honrar a sua história. Foi exatamente assim que o artesão garibaldense José Meneghini, aos 89 anos, resgatou memórias dos seus ancestrais, realizando o desejo de conhecer de perto sua origem, na Itália. E para que tudo desse certo, ele contou com a expertise da neta, que arquitetou todo o caminho, a qual também cresceu ouvindo os contos de seu passado, Natali Lazzari.

Entre as centenas de famílias italianas que chegaram a Garibaldi, estão os Meneghini, que vieram para o Brasil em 1887. Natali reconstruiu o passado de seu avô e começou a planejar a viagem que teria como ponto inicial Maróstica, cidade de onde seus antepassados partiram e terminaria em Gênova, onde eles iniciaram o trajeto rumo ao Brasil. Em 19 de abril de 2022, avô e neta chegaram em solo italiano e fizeram emocionantemente, o caminho de volta.

O primeiro passo foi encontrar a parte da família em Maróstica, na região de Vicenza no Vêneto. Lá, eles marcaram a viagem com a comemoração do aniversário de Meneghini. “Poder levar meu avô para conhecer pela primeira vez a cidade de onde partiu o avô dele não tem preço. Sentimos saudade de algo que, na verdade, nunca vivemos. Ele é o elo de ligação entre o passado e o futuro, pois conviveu com aqueles que emigraram. Nós o herdamos, esse passado, e essa herança traz consigo não apenas os direitos de propriedade como o da cidadania, mas também os deveres de tutela. As coisas pelas quais os antigos lutaram e pelas quais deram a vida não devem ser desperdiçadas em vão, pois são propriedade de outros, que ainda sequer nasceram. Agora eles têm o lugar que merecem na nossa história”, explica Natali.

Curioso e apaixonado por desbravar, Meneghini, escreve capítulos de sua história ao lado da neta, que o seleciona como o melhor companheiro de viagens. “Eu o impulsiono a viajar comigo, no final do ano passado, fomos conhecer Dubai, outro sonho dele”, relata. A dedicação e amor pelos detalhes não é novidade para quem conhece Meneghini há anos, e assim, ficou conhecido na região pelo trabalho artesanal que desenvolve com madeira, como emoldurador, na oficina junto à residência até hoje.

Segundo a neta, Meneghini é um apaixonado por tecnologia e novidades. “Ele filmava com uma Super 8 quando pouca gente sequer tinha máquina fotográfica e ainda hoje, sabe das últimas novidades de lançamentos no espaço, quanto custa, quem já foi, ele adora grandes construções e velocidade. Ele olha para o futuro, eu para o passado”, conta Natali.

Somos o resultado de nossos ancestrais

Fascinada por história e pesquisa genealógica, Natali é sócia da Avanti Cidadania e trabalha auxiliando famílias a desvendarem seu passado e conquistando a cidadania europeia.

“É com ele, meu avô, que vivencio a importância dos valores dos nossos ‘velhos’. Ouvindo as respostas percebo quantas histórias de inspiração perdemos porque não perguntamos. Dias atrás descobri que um advogado da região, não sabia da história militar do seu trisavô, um soldado alpino na Primeira Guerra Mundial e condecorado! Ouço as famílias dizerem: “meus avós não contam nada”, mas devemos fazer perguntas!”

E relembra, retomando o significado que essa viagem para a Itália teve para ela. “Hoje, sou a pessoa mais feliz do mundo por ver meu avô ser neto de novo. Nós não vivemos para nós mesmos”, define Natali. E Meneghini, finaliza, relatando que a viagem à Itália foi o momento mais emocionante da sua vida.

Morador de Garibaldi (uma cidade com aproximadamente 35 mil habitantes na Serra Gaúcha), esse senhor sorridente e carismático conhece muitas das histórias que forjaram o belo município (colonizado, em sua maioria, por imigrantes italianos).

Ele também tem muitas histórias com a neta, que contou com a dádiva da vida e cresceu ao seu lado, materializando uma infância feliz. Atualmente eles têm prazer em serem companheiros um do outro e escreverem mais capítulos sobre a vida de um avô e de uma neta.

portrait-of-handsome-male-builder-laughing-infront-Q8N7DXV.jpg
Join our newsletter and get 20% discount
Promotion nulla vitae elit libero a pharetra augue