Pesquisar
Close this search box.

Vindima 2024: comemoração pelas rotas turísticas da serra

Vindima é a época mais perfumada da Serra Gaúcha. Os cachos de uva maduros nos parreirais representam mais uma safra vencida, independente das adversidades enfrentadas. Esse momento de colheita e início do processamento é, além de árduo para os produtores, uma oportunidade de mostrar para turistas do Brasil inteiro, até mesmo do exterior, o trabalho que sustenta as famílias imigrantes que vieram para o país com sonhos e mudas de videira na bagagem.

 

Caminhos de Pedra

A Associação Caminhos de Pedra, entidade criada para fomentar o turismo na rota, além de resgatar e manter vivo todo o patrimônio cultural, como a arquitetura, a língua, a cultura e o folclore, tem se organizado e melhorado a cada ano para os festejos da vindima. Vilso Strapazzon, tesoureiro da associação, conta que o turismo proporcionado pela vindima auxilia para que as tradições italianas do vinho se mantenham vivas na comunidade: “Todas as atividades, como a pisa da uva e o passeio de trator, são tarefas que nos fazem voltar ao tempo dos nossos pais e avós, onde a produção era rústica, artesanal, uma memória que queremos manter viva ano após ano. Tem turistas que chegam a se emocionam de participar, é lindo de ver”, relembra.

Na rota do Caminhos de Pedra, oferecem atividades de vindima, como colheita e pisa da uva, filó italiano, jantar temático e degustações, a Cantina Strapazzon, a Vinícola Salvati, a Pousada Cantelli, a Vinícola Lovara e a Vinícola Fontanari.

Cantina Strapazzon – Imagem: Divulgação Caminhos de Pedra

Vale dos Vinhedos

Quem escolhe o Vale dos Vinhedos para comemorar a vindima, é sempre surpreendido por novas opções de lazer, novas vinícolas, bares e restaurantes. Ronaldo Zorzi, presidente da Aprovale, Associação de Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos, criada para oportunizar o aprimoramento da produção de vinhos e espumantes, fala da vindima 2024 com alegria: “Esse é o momento do ano que mais esperamos chegar. Especialmente, esta é uma safra que precisa ser comemorada, porque tivemos e ainda temos desafios com o clima. Embora vamos ter uma pequena quebra, nossos produtores manejaram sabiamente as videiras e teremos uma safra de qualidade mais uma vez”, conta.

Neste ano, participam dos festejos de vindima a Vinícola Dom Eliziario, o Spa do Vinho, a Vinícola Casa Valduga, a Cave do Sol, o Hotel Villa Michelon, a Vinícola Dom Cândido, a Vinícola Larentis e a Vinícola Videiras Carraro.

Vale dos Vinhedos. Imagem: Gilmar Gomes

Prefeitura de Bento Gonçalves

De janeiro a março, a Prefeitura de Bento Gonçalves realiza e apoia diversas atividades, tanto no centro urbano, quanto nos distritos. Em janeiro, houve o desfile temático, abrindo os festejos, e os filós da vindima, com música, feira colonial e pisa de uvas na Via del Vino. Durante fevereiro e março, a programação é deslocada para os distritos, começando por São Pedro no dia 03/02, em Faria Lemos no dia 24/02, no Vale dos Vinhedos no dia 02/03 e em Tuiuty no dia 09/03.

Outros eventos, como o Jantar Sob as Estrelas no dia 17/02, a Maratona do Vinho no dia 18/02 e a Festa do Suco de Uva no dia 03/03, também fortalecem os laços e incentivam a comunidade a viver a vindima.

Desfile anual de vindima. Imagem: Kia Ora Films

Rota Rural Encantos da Eulália

Na Rota Rural Encantos da Eulália, as atividades de vindima também não param. Oferecem atrações específicas o Sítio Zucchi e o Recanto Flores e Sabores, com colheita, pisa da uva e merendim e também a Vinícola Mena Kaho e a Casa Dequigiovanni com degustações. “Gostamos muito de ver como a tradição do vinho está sendo passada de geração em geração, e os festejos da vindima se mantém vivos ao longo do tempo. Todos os turistas terão um atendimento diferenciado, com segurança e tranquilidade”, explica Gilmar Toniolo, presidente da Rota.

Sítio Zucchi. Imagem: Jociane Cagol Fotografia

Pinto Bandeira

Espumantes também são uma ótima pedida para comemorar a vindima, e Pinto Bandeira é especialista na bebida. Por meio da Asprovinho e do Altos de Pinto Bandeira, entidade que coordena a Denominação de Origem conquistada em 2022, será realizada um evento no dia 24/02, nos jardins da Vinícola Aurora, uma tarde fresca para degustar os espumantes das vinícolas inclusas na D.O. à vontade, sendo elas a Cooperativa Vinícola Aurora, Família Geisse, Vinícola Don Giovanni, Vinícola Valmarino e a Vinícola Terraças, com música ao vivo e opções de comidas para compra no local. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site Wine Locals.

Para todas as rotas turísticas participantes na vindima em 2024, valores, horários e agendamentos de atrações devem ser consultados diretamente com as vinícolas e empresas de interesse. Para moradores de Bento Gonçalves, também estão sendo confeccionados na secretaria de turismo, os passaportes turísticos gratuitos, que por meio da confirmação de residência no município, confere descontos e benefícios em diversos restaurantes e empreendimento pela região.

Vinhedos Aurora. Imagem: Divulgação Cooperativa Vinícola Aurora
portrait-of-handsome-male-builder-laughing-infront-Q8N7DXV.jpg
Join our newsletter and get 20% discount
Promotion nulla vitae elit libero a pharetra augue