Vinhos e espumantes brasileiros conquistam 11 medalhas no VinAgora International Wine Competition
Depois de arrematar importantes premiações em concursos internacionais realizados na Espanha, França, Grécia e Portugal, os vinhos e espumantes brasileiros agora comemoram a conquista de mais 11 medalhas, desta vez no 24º VinAgora International Wine Competition, realizado de 15 a 18 de abril em Budapeste, na Hungria. O concurso reuniu 917 amostras de 15 países, 733 delas da Hungria e somente 184 de outras procedências.
O diretor da Associação Brasileira de Enologia (ABE), enólogo Christian Bernardi, destaca a representatividade do Brasil no evento. “Figuramos como a principal origem das amostras dentre todos os países que enviaram produtos, com exceção da própria Hungria, motivo pelo qual temos, mais uma vez, despertado a atenção dos profissionais do mundo do vinho envolvidos no concurso”.
Segundo Bernardi, o VinAgora demonstra consolidação ao longo dos anos, inclusive por não ter sido afetado pela pandemia, como ocorreu com outros concursos. “O VinAgora é muito importante no Leste Europeu, representando um país que segue num importante momento de desenvolvimento, sobretudo se considerarmos o período de estagnação vivido pela Hungria durante o regime comunista”, finaliza.
O desempenho da produção nacional superou o dobro de premiações alcançadas na edição anterior, que foi de cinco medalhas.
PREMIAÇÕES
Medalha de Ouro
Aurora Reserva Chardonnay 2021 – Cooperativa Vinícola Aurora
Amaze Espumante Chardonnay 2022 – Cooperativa Vinícola Garibaldi
Nova Morada Espumante Brut Champenoise 2018 – Vinícola Campestre
Jolimont Intendente 2009 – Vitivinícola Jolimont
Zanotto Gran Reserva Chardonnay 2020 – Vinícola Campestre
Zanotto Reserva Merlot 2020 – Vinícola Campestre
Zanotto Tannat 2020 – Vinícola Campestre
Medalha de Prata
Zanotto Gewurztraminer 2022 – Vinícola Campestre
Zanotto Sauvignon Blanc 2022 – Vinícola Campestre
Garibaldi Chardonnay 2022 – Cooperativa Vinícola Garibaldi
Reserva Zanotto Corte 2020- Vinícola Campestre