Pesquisar
Close this search box.

FTEC Bento Gonçalves é reconhecida como Centro Universitário 

Com o reconhecimento, instituição passa a ter autonomia em relação aos cursos e programas de ensino superior em sua unidade 

A partir de agora, a Faculdade FTEC de Bento Gonçalves passa a ser Centro Universitário. A portaria foi publicada pelo Ministério da Educação na última semana e entra em vigor imediatamente. Desta forma a instituição fica denominada Centro Universitário Uniftec de Bento Gonçalves.  

“Gostaria de parabenizar a comunidade acadêmica da Ftec Bento Gonçalves por esta conquista. O status de Centro Universitário é para poucos no Sistema de Educação Superior Brasileiro, menos de 16% das Instituições de Ensino Superior o detém. Isso é fruto de um trabalho colaborativo de alunos, professores e funcionários de mais de 24 anos, quando iniciamos na cidade com uma pequena escola de informática na rua Saldanha Marinho. Mais um movimento empreendedor bem-sucedido de tantos que a nossa Bento Gonçalves faz germinar. Um agradecimento especial à comunidade de Bento e região, pelo acolhimento a nossa instituição, desde o nosso início”, enfatiza Claudio Meneguzzi Junior, fundador e Presidente da Mantenedora e Reitor do Uniftec. 

De acordo com a professora Debora Frizzo, Vice-reitora do Uniftec, este ato oficial é o final de um longo projeto de transformação da instituição, iniciado em 2020, e que contou com o esforço e participação de toda a comunidade acadêmica. Mas mais do que isso, essa portaria é a chancela de um processo de crescimento e evolução da instituição, nascida e “criada” em Bento Gonçalves e para a cidade e região. Essa transformação do status universitário consolida a missão institucional da FTEC, que é contribuir para o desenvolvimento de competências para o mundo do trabalho e, assim, desenvolver pessoas, organizações e cidades.  

Como Centro Universitário a instituição poderá impactar ainda mais, não só Bento Gonçalves, mas todas as cidades da Região dos Vinhedos ao redor, oferecendo mais oportunidades de formação e atendendo de forma mais ágil as demandas dos diversos setores produtivos locais. Sendo Centro Universitário a instituição ganha em autonomia e celeridade na abertura de novos cursos de graduação e ganha agilidade em processos acadêmicos e administrativos que se traduzem em facilidades para seus alunos e formandos. Portanto, mais do que uma portaria, esse ato marca a consolidação e uma história institucional de empreendedorismo, de trabalho colaborativo cotidiano de equipes de professores, coordenadores e funcionários que são movidos pelo propósito de oferecer para a comunidade uma educação de excelência, que transforma pessoas e organizações.  

A professora salienta a gratidão por todos os cerca de 18 mil alunos que já confiaram sua formação ao longo desta trajetória da instituição em Bento Gonçalves, que iniciou sua operação na cidade em 1998. “Nosso maior patrimônio são os alunos, dos cursos livres, dos cursos técnicos, dos cursos superiores e das pós-graduações que cresceram e evoluíram junto com a FTEC”, destaca Debora.  

Para 2023, a instituição ofertará novos cursos superiores, dentre os quais, cursos na área da saúde e uma nova engenharia, a Engenharia Elétrica. As inscrições para o vestibular para este curso e os demais já estão abertas e as aulas do próximo ano iniciam em 06 de março. 

Compartihe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Pinterest
portrait-of-handsome-male-builder-laughing-infront-Q8N7DXV.jpg
Join our newsletter and get 20% discount
Promotion nulla vitae elit libero a pharetra augue