Por Aline Agatti | Estratégias Empresariais
Os prestadores de serviços especializados enfrentam o desafio constante de se destacar e manter uma base de clientes fiéis. Nesse contexto, a gestão de relacionamento com o cliente (CRM) emerge como uma ferramenta fundamental para o sucesso desses negócios. Ao adotar uma abordagem centrada no cliente e investir na construção de relacionamentos sólidos, os prestadores de serviços não apenas garantem a satisfação do cliente, mas também impulsionam o crescimento e a reputação de suas empresas.
A gestão de relacionamento com o cliente vai além de simples transações comerciais; trata-se de cultivar conexões significativas e duradouras. Para os prestadores de serviços, isso é especialmente vital, uma vez que a confiança e a credibilidade são os pilares sobre os quais são construídos os relacionamentos comerciais.
Acompanhar as interações e preferências dos clientes permite personalizar os serviços para atender às suas necessidades específicas. Entendendo melhor os seus desejos, é possível identificar oportunidades para oferecer serviços adicionais que agreguem valor e atendam às demandas existentes.
Além disso, um sistema de CRM bem implementado permite aos prestadores de serviços identificar e resolver problemas rapidamente, antes que afetem negativamente a experiência do cliente. “O CRM e o BI (Inteligência de Negócio) auxiliam o time comercial a executar a venda. Fizemos prospecção e também acompanhamos como está a venda do cliente para o consumidor final. Se o lojista está tendo dificuldades, sugerimos ações que auxiliem na venda, para que ele possa fazer a recompra. Acompanhamos o CAC (Custo de Aquisição de Cliente) e LTV (Valor de Tempo de Vida do Cliente) semanalmente, entre diversas outras iniciativas que são feitas para o cliente estar bem assessorado por nós”, explica Tiago Henrique Ferla, diretor da Mave, empresa especializada em implementos rodoviários localizada em Garibaldi.
“O kit de boas-vindas é, sem dúvidas, uma das coisas que nós mais temos retorno de satisfação e de comentários positivos. Uma ação muito simples, pensando na jornada do cliente. É o nosso cartão de visitas, o primeiro ponto de contato dele quando efetua a compra. E se a primeira impressão é a que fica, era justamente isso que pensávamos em ter com essa ação”, complementa Ferla. Colocar o cliente no centro de suas operações permite que as empresas promovam a credibilidade e o desenvolvimento sustentável dos negócios.