Saudades de viajar, né minha filha? por Avanti Viagens

Nossas impressõessobre a retomada do Turismo

 

Nos últimos anos, viajardeixou de ser um luxo para se tornar necessário na vida das pessoas, eprioridade de investimento para muitas delas. Segundo recente pesquisa nacionalfeita pela ABAV (Associação Brasileira das Agências de Viagem), viajar está em segundolugar entre os maiores desejos dos consumidores. Porém, com a pandemia, o setordo turismo retraiu causando um impacto econômico e emocional nas pessoas,presas num micro convívio.  

Apesar das incertezas, oturismo nacional ensaia uma retomada. Pra quem está na dúvida, nós tiramos apoeira da mala e colocamos o pé na estrada rumo a dois destinos, João Pessoa-PBe Búzios-RJ, a fim de reunir informações sobre os protocolos e avaliar asensação de segurança nas viagens. 

É bem verdade, o lockdownfoi extremamente necessário para que todos pudessem se adequar com protocolosseguros seguindo as regras da OMS, os quais muitos deles vão seguir mesmo apósa pandemia. Um mal necessário que no fim vai servir para a evolução para osegmento de turismo, que até criou um selo de Turismo Responsável – Seguro eLimpo, validando a credibilidade dos proprietários ligados ao setor. 

Em agosto, estivemos emJoão Pessoa/PB e em outubro, em Búzios/RJ, e podemos comprovar a eficácia dosprotocolos na maioria dos locais, com destaque ao distanciamento controlado nosaeroportos. Além do uso obrigatório uso de máscara, e dispensers de álcool emgel distribuídos em diversos pontos, a maior das mudanças foram feitas nasaeronaves. Os embarques e desembarques agora são organizados por fileiras.Mesmo com 100% de ocupação, os aviões contam com desinfecção a cada voo e umnovo sistema reposição do ar a cada três minutos, eliminando 99,7% dasbactérias, mesmo sistema que já está sendo implantado nos transportesrodoviários. Para quem alugar carro, todos são entregues higienizados elacrados. As hotelarias estão trabalhando com 50 a 60% de ocupação, parques eatrações com limite de ocupação – todos os ingressos são pré-agendados comhorários marcados. Piscinas e áreas de lazer foram autorizadas com a premissaque o cloro aplicado na água elimina o vírus da Covid-19 em 100%. Nas piscinase praias não é obrigatório uso de máscara, porém há orientações de controle dedistanciamento. 

Após nossas experiências,afirmamos  que é possível viajar com segurança no país. Em Búzios-RJ,destino menos badalado, só pudemos entrar após registro com um QR Code quecontrola o acesso. No Rio de Janeiro, mesmo com as praias mais famosas lotadasnos feriados recentes, o índice de contágio caiu, conforme os números oficiais.Entretanto, é hipocrisia dizer que não há descumprimento das normas.Presenciamos que o controle de distanciamento não funcionou na prática emalguns estabelecimentos com visível ocupação acima de 50%. Por exemplo, em JoãoPessoa, foi preciso rodar bastante pela praia para encontrar bares erestaurantes mais tranquilos, sem aglomerações. Muitos turistas e moradoresignoram as recomendações e quase não há fiscalização. Sabe-se que não é umasituação isolada, já que é possível encontrar maus exemplos aqui na cidade ouem praias como em Santa Catarina. É fato que, com a chegada do verão, a reduçãoda curva de contágio e a iminência de uma vacina, a tendência é que as pessoassaiam mais de casa. 

 

Já lá fora, alguns paísesainda não permitem a entrada dos brasileiros, uma excelente oportunidade paraexplorar o Brasil. Somos abençoados em viver num país com diversas opções dedestino para todos os gostos e bolsos, com excelentes estruturas para receber oturista. O turismo foi um dos setores mais prejudicados pela pandemia, e agoraé o momento para fazer girar a economia e valorizar o que é da gente.

A viagem ideal, para quemquer evitar desconfortos, é buscar destinos menos badalados. O nordeste, porexemplo, também tem praias tranquilas, inclusive, entre as mais belas do mundo,com mar azul e areia branquinha. Nesta mesma proposta, não é difícil encontrardestinos culturais e históricos como Ouro Preto-MG, Olinda-PE, Paraty-RJ, entreoutras cidades que já foram tombadas pela UNESCO. Ou destinos ecológicos compaisagens de tirar o fôlego, como em Bonito-MS, Jalapão-TO e Foz do Iguaçú-PR.

Estamos descobrindo umnovo jeito de viajar, com locais mais estruturados, profissionais maispreparados e com uma vontade extra de mostrar sua hospitalidade e gentilezapara os ansiosos viajantes. Afinal, todos querem correr atrás do tempo perdidooferecendo o que tem de melhor.

O turismo precisa voltar,mas com responsabilidade. O retorno do turismo é baseado em estudos, dados eprotocolos testados e que conhecemos de perto nestas viagens feitas durante apandemia. Mas o ponto principal é que você se sinta seguro e confortável emviajar. Uma viagem deve trazer uma experiência, criar uma memória que vai alémde uma foto bonita numa rede social para mostrar que está tudo bem. Oimportante é que você se sinta feliz e de bem com a vida.

 

Camila Polonia

@camipolonia

camila@avantiviagens.com.br

Consultora Avanti Viagens

 

Gustavo Bottega

@gusbottega 

Jornalista

 

Compartihe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Pinterest
Join our newsletter and get 20% discount
Promotion nulla vitae elit libero a pharetra augue