Com apoio de diversas entidades, entre elas oCIC-BG, iniciativa de profissionais que atuam no segmento transcorre durantetodo o dia, com ações de sensibilização mirando o Governo do Estado
Cartão postal de Bento Gonçalves, a PipaPórtico, localizada no acesso principal à cidade, amanheceu enlutada nestaterça-feira. O motivo foi uma ação de sensibilização assinada pelosprofissionais ligados ao segmento do turismo – impedidos de trabalhar porquatro semanas, em função das restrições impostas pelo modelo de DistanciamentoControlado do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Sobre o monumento de maisde 15 metros de altura, eles estenderam uma faixa com os impactantes dizeres”Esse destino turístico deixará de existir. #SOSTURISMO”.
O ato faz parte de uma série de atividadesprogramadas para ocorrer ao longo do dia, em diversos pontos do município,dentro da campanha ‘O Turismo Não é o Vilão’, agregando força ao movimentoiniciado na Região das Hortênsias. A mobilização está ocorrendo de formaconcomitante em diversas cidades gaúchas cuja economia está fortemente ligadaao segmento. Na Capital Brasileira do Vinho, os manifestantes anunciaram aaplicação de faixas e cartazes em locais de grande movimentação, sensibilizandoa sociedade para o drama do setor. Nelas, é possível ler frases fortes como”Compreendemos o momento, mas estamos passando fome” e”Se traz o sustento da família, então é essencial“.Outro material explica o argumento da campanha da seguinte forma: “Chamar oturismo de vilão é desconsiderar nossa história, nossas raízes. Ele que é omotor de uma engrenagem composta por cidades, empresas e pessoas, muitaspessoas. Nós que sempre recebemos de braços abertos, agora recebemos demáscara. Investimos forte em protocolos para que a segurança, que é uma dasnossas marcas, nunca ficasse de lado. O turismo gera empregos, renda eimpostos, que mantém nossa estrutura de saúde e salva vidas. O turismo não é ovilão“.
Além disso, estabelecimentos da áreaexibirão panos pretos em suas fachadas, representando o luto decorrente daproibição do atendimento ao público. Profissionais compartilharão, por meio dasredes sociais, comoventes depoimentos contando as consequências que o estendidoperíodo de paralisação/restrição impôs aos seus negócios.
O objetivo é pressionar o Governo doEstado a adotar medidas mais coerentes do que a simples proibição defuncionamento do setor. “O Turismo vem buscando diálogo com o Governoestadual há doze meses por meio do Comitê de Retomada do Turismo do Rio Grandedo Sul, que reúne mais de 90 entidades do trade, sem sucesso. Não conseguimosuma única audiência com o Governador nesse período para negociar nossospleitos, que por inúmeras vezes foram encaminhados, mas sem qualquer retorno. Éurgente chamar a atenção do governo do Estado para o setor, afinal, ele abrange109 mil empresas no Rio Grande do Sul que estão passando por seríssimasdificuldades. Para isso, os profissionais do turismo buscaram nas entidadesapoio à causa e, então, surgiu a iniciativa desse movimento, cuja finalidade éviabilizar negociações com o Governador, explicar como é o funcionamento dosetor e encontrar o equilíbrio para a retomada das atividades”, dizGabrielle Signor Rodrigues, presidente do Bento Convention Bureau de BentoGonçalves e integrante da comissão de Eventos Externos da 17ª Fenavinho,promovida pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves.
Entidades apoiam iniciativa
A mobilização dos profissionais do setorconquistou o apoio das entidades representativas, direta e indiretamenteligadas ao segmento, como é o caso do Bento Convention Bureau, SEGH, CDL-BG,Sindilojas e CIC-BG. Tendo o incentivo ao turismo como uma das bandeiras de suagestão, o presidente do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de BentoGonçalves, Rogério Capoani, faz coro ao rol de entidades que avalizam ainiciativa ao posicionar o CIC-BG como apoiador da manifestação. “Nosmomentos mais difíceis da nossa sustentabilidade econômica, quando a indústriapassava dificuldades significativas há anos, o turismo foi a base forte paranão só a manutenção como, principalmente, o crescimento econômico edesenvolvimento social da nossa cidade e região. São milhares de famílias quedependem da cadeia turística para sobreviver e isso inclui os restaurantes eafins, tão atingidos pelas duras medidas do Governo do Estado. Sob o ponto devista de turista, nós todos precisamos ter a felicidade e prazer de voltarmos adesfrutar dos atrativos construídos com tanto suor, empenho e, muitas vezes,sacrifícios de gerações e mais gerações da bela e amada Capital do Vinho”,diz.
Entenda a manifestação
A campanha ‘O turismo não é o vilão’ é umainiciativa de empresários e comerciantes do trade turístico do Rio Grande doSul que ocorre nesta terça-feira (23), com manifestações contra as medidasrestritivas do Governo do Estado. O protesto será pacifico e ocorrerá, em BentoGonçalves, com ações que não impliquem em aglomerações de pessoas, ou seja, pormeio de atos simbólicos e compartilhamento de depoimentos e registros pelasredes sociais e órgãos de imprensa locais.
Confira alguns vídeos no link https://drive.google.com/drive/folders/1ue3rHdjxvJfYzDvAQ5ZSjC592aed2gbc?usp=sharing
Viviane Somacal
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