É difícil não o amar. Com açúcar ou sem, espresso ou coado, puro, com leite, não importa, ele é a bebida mais democrática de todas, e ainda te deixa energizado para enfrentar a rotina, como ser melhor do que isso? No Brasil, país com a maior produção dos grãos da bebida a nível mundial, café representa amor, carinho, aconchego, aquela simpatia que só o brasileiro tem.
Mesmo em uma terra onde se bebe muito vinho, acredite, também se bebe muito café. Exemplo disso, são os crescentes negócios que investem direta ou indiretamente na comercialização de uma boa xícara da bebida.
Café também é tradição, por ele construímos e revivemos memórias de espaços e sabores ao lado daqueles que amamos. É o caso da confeitaria Dolce Gusto, que há mais de 50 anos encanta pelos sabores.
A empresa, que começou com a Padaria Princesa 1973, no bairro Botafogo (hoje em processo de transformação para Dolce Gusto Express), focava na comercialização de pães, cucas e biscoitos, e ao longo dos anos, expandiu a produção para tortas, doces e salgados, sempre acompanhados de um bom cafézinho.
A Dolce Gusto nasceu no bairro São Bento em 2001, com atendimento diretamente na mesa, que segue até hoje, e, em 2009 foi inaugurada a terceira unidade, na Via del Vino, no modelo Express, uma opção mais rápida de atendimento, onde o próprio cliente retira os seus produtos no balcão, para quem está na correria do dia a dia.
“Ao percebermos o aumento gradual das vendas de produtos servidos nas mesas, especialmente após a introdução de itens de confeitaria, decidimos concentrar nossos esforços em expandir a variedade de cafés e bebidas disponíveis para consumo na loja. Também, o café não é somente uma bebida, mas também um catalisador de momentos especiais. Muitas vezes, ele vem acompanhado de boas conversas, encontros com amigos e familiares, horas descontraídas. É incrível como uma simples xícara da bebida pode criar um ambiente acolhedor e propício para compartilhar momentos memoráveis”, explica Vanderlei Dalla Costa, sócio da empresa.
Já no Barista – Espresso Bar e Espumante, o café é o protagonista do negócio. Para Daniela Raymundo, barista profissional e proprietária da cafeteria, a bebida representa o prumo da sua vida.
Daniela aprendeu o ofício quando foi morar na Austrália e começou a trabalhar em um bistrô. O consumo e a cultura do café no país são bem diferentes da realidade brasileira. Lá, é comum pedir um latte para tomar depois ou acompanhando a refeição, por isso todos os restaurantes contam com uma máquina de espresso. Assim, pelo serviço do dia a dia, Daniela se apaixonou por esse universo cafeinado.
“Aos poucos fui entendendo como preparar um bom café, conseguia perceber as nuances entre uma xícara e outra, sempre pensando em entregar a melhor extração possível. Querendo saber mais dos porquês dos resultados que obtinha, alguns bons e outros nem tanto, me matriculei em cursos específicos sobre o assunto e ali se abriram as portas do paraíso. Nunca mais parei de trabalhar com café desde então”, relembra a profissional.
Hoje, com a cafeteria a todo vapor, Daniela oferece para seus clientes as mais diversas formas de preparações, como Prensa Francesa, Chemex, Clever, Hario V60, Aeropress e Kalita Wave, além do tradicional espresso e suas combinações. “Cada café é único em seu preparo, se mudarmos o método de extração, algumas gramas de café ou mililitros de água, temos um produto final diferente, e essa brincadeira é encantadora”, conta Daniela.
Agora, Daniela também está trazendo para Bento Gonçalves uma experiência inédita pela plataforma Wine Locals: um Workshop e Experiência Sensorial com Métodos Filtrados, explicando para os clientes todo o passo a passo para que, em casa, saibam como utilizar os equipamentos, percebendo as nuances e notas que cada café oferece.
Independente da preparação e dos acompanhamentos, o café é mais do que uma bebida para ser apreciada, ele tem o poder de unir as pessoas, gerar negócios, criar memórias para uma vida inteira. Por isso, dê uma pausa e prepare uma xícara. O seu dia ficará melhor com ela.