Projeto inovador do grupo explora o mercado de marcas nativas digitais, democratizando o consumo do vinho fino no país
Com o maior portfólio de vinhos finos e espumantes do país – 120 rótulos -, a Miolo Wine Group (MWG), única vinícola genuinamente brasileira a produzir em quatro diferentes terroirs – Miolo (Vale dos Vinhedos), Seival (Candiota), Almadén (Santana do Livramento) e Terranova (Casa Nova), lança sua primeira DNVB (Digitally Native Vertical Brand), ou seja, marca nativa digital. O primeiro vinho em lata da vinícola, mostrou-se com potencial para ir mais longe no processo de digitalização dos negócios da empresa e de relacionamento com o consumidor.
“Olhando para o futuro, pensamos no projeto Somm para construir um relacionamento novo com o consumidor, capaz de revigorar a forma como interagimos com as comunidades que integram o nosso mercado em potencial, criando um novo ambiente de negócios e relações muito mais rico”, afirma Adriano Miolo, diretor superintendente da Miolo Wine Group.
Descomplicado, Somm obedece apenas a uma regra, a de entregar vinhos com qualidade, desenvolvidos especialmente para atender as novas tendências de mercado e um novo comportamento de consumo. Desde o nascimento, a estratégia foi toda pensada para ser online. Além das vendas, todo o relacionamento com clientes e a estratégia de construção da marca também acontecem no ambiente virtual. São quatro opções de vinhos finos: Somm Tinto Cabernet Franc e Syrah, Somm Branco Pinot Grigio e Muscat, Somm Rosé Cabernet Sauvignon e Grenache e Somm Frisante Branco Muscat. Todos carregam o Selo The Vegan Society, presente em 100% do portfólio da MWG, atestando que os produtos são veganos indo ao encontro dos valores deste novo consumidor
O projeto, que nasceu em 2020 como um piloto em parceria com a Ambev, surgiu com o intuito de democratizar o vinho. Desde o início, o Grupo Miolo compartilhou o pensamento de ‘sair da caixa’ para descomplicar o consumo do vinho fino no país, se relacionando com um leque ainda mais amplo de consumidores e atendendo seu novo comportamento de consumo. Na prática, Somm chega agora em todo o território nacional com linguagem contemporânea e urbana. A distribuição, inicialmente, em São Paulo e concentrada em canais digitais como Zé Delivery, Bees e Rappi, será ampliada de forma consistente também no mercado off-line, através de equipe de vendas do Grupo Miolo, além dos canais próprios DTC, e-commerce, televendas e enoturismo.
Somm é fruto de um processo de desenvolvimento minucioso, seguro e de muita pesquisa, elaborado com uvas viníferas, dentro dos padrões de qualidade que o Grupo Miolo carrega há 34 anos. Líder do projeto desde o início, Diogo Cortez, atuará junto com a equipe Miolo, na estratégia da marca e na distribuição do produto para os clientes, mantendo a essência digital do negócio. Segundo Cortez, o potencial de SOMM como marca é explorar o contato direto e a interação com o consumidor, permitindo aprendizado, co-criação e democratização do vinho fino. “Somm nasceu a partir de extensas pesquisas e co-criação com os consumidores, para que assim pudéssemos criar um produto que realmente atendesse seus anseios. O contato direto, digital e próximo com nossos consumidores faz toda diferença nesta jornada (que é viva e constante), e inclusive já levou a partir do feedback deles, a alterações em um dos nossos produtos,” destaca Cortez.
A roupagem em lata foi escolhida pela democratização que permite, além de ampliar os momentos de consumo, atender tendências identificadas em todos os pontos que nortearam todo o projeto. Livre de regras, Somm combina muito bem com momentos onde a garrafa não chega, como festivais, shows, festas, à beira da piscina ou na praia. Para quem mora sozinho também é uma excelente opção, além de ser prático e ter preço acessível. Resistente, a lata ainda gela mais rápido e é uma embalagem que pode ser reciclada. Somm tem vocação de transformação, o que permite um futuro de inovação e crescimento, indo além da lata ou dos produtos atuais, acompanhando o consumidor e as tendências de mercado.
SOMM VINHOS – OS PRODUTOS
100% brasileiro e vegano
Somm Branco – Pinot Grigio e Muscat 269 ml
Ideal para aperitivo, tem ótima acidez e frescor, que pedem pratos de textura leve e temperos suaves. Portanto, pode acompanhar saladas, frutos do mar, mariscos, peixes, carnes brancas, pizzas e massas.
Somm Rosé – Cabernet Sauvignon e Grenache 269 ml
Ideal como aperitivo, acompanha comidas leves como saladas, peixes e mariscos, e de média estrutura como carnes brancas (frango ou peru), pizzas vegetarianas ou cárneas, queijos macios e embutidos com temperos leves.
Somm Tinto – Cabernet Franc e Syrah 269 ml
Harmoniza com comidas estruturadas, suculentas e untuosas, como os pratos brasileiros, porco no tacho, barreado, vaca atolada, mas também acompanha pizzas cárneas, massas de molhos estruturados e queijos de massa semidura.
Somm Frisante Branco Muscat 269 ml
Ideal para acompanhar antepastos, sobremesas e drinks.