Hábitos saudáveis são arma poderosa contra o câncer de mama

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O câncer de mama é o tipo de tumor mais frequente em mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não-melanoma. Dados de 2018 apontam que 2,1 milhões de novos diagnósticos foram realizados e 627 mil pessoas morreram em decorrência dessa doença em todo o mundo.

Os dados mais recentes do Instituto do Câncer do Hospital Tacchini, que é referência para 24 municípios da região, apontam que 15% dos casos diagnosticados no local são de mama. E o mais preocupante: 1 a cada 4 é descoberto já na fase avançada da doença.  

Foto: Alexandre Brusa

Prevenção

Além do autoexame, é importante que mulheres acima de 50 anos realizem a mamografia de rastreamento, mesmo sem perceber nenhum sinal ou sintoma. Esse é o único exame que permite descobrir o tumor em sua fase inicial, em que a probabilidade de cura em 95%. 

Aliado e tão importante quanto a realização de exames, é a adoção de hábitos saudáveis. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de 13% dos casos de câncer de mama em 2020 no Brasil (aproximadamente, 8 mil ocorrências) poderiam ser evitados pela redução de fatores de risco relacionados ao estilo de vida, em especial, da inatividade física.

Entre os desafios para uma mudança de cenário está o fato de 28% das mulheres não perceberem a ausência de atividade física como um fator de risco para o câncer, segundo pesquisa de 2020 da União Internacional para o Controle do Câncer.

Portanto, praticar exercícios físicos, consumir alimentos frescos e ricos em nutrientes e cessar o tabagismo e o uso abusivo de álcool são fundamentais para evitar o câncer de mama. Além disso, os mesmos hábitos auxiliam na prevenção contra outras doenças em ascensão, como diabetes e hipertensão.

Dicas para criar o hábito de caminhar

Caminhadas diárias não exigem alto preparo físico, grandes deslocamentos ou equipamentos, portanto são uma ótima opção para quem quer sair do sedentarismo e criar o hábito de se exercitar. Além de prevenir inúmeras doenças, apenas 30 minutos de caminhada diária fortalece ossos e músculos, controla o peso, reduz a ansiedade e o estresse e melhora a disposição.

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