Pesquisar
Close this search box.

Um Novo Olhar | Mãe por Melissa Poletto

Tolamente, um dia achei que, quando um filho nasce, nasce uma mãe. Na verdade, quando um filho é gerado, nascem uma mãe e um pai. O homem carrega a semente da vida, e a mulher é quem a recebe e consegue gerar esta vida. A mulher quenutre e permite o desenvolvimento deste embrião, mesmo que, em muitos casos, ele possa não ficar, por motivos distintos. Ali, já nasceu uma mãe.

A gravidez representaum momento de vida e morte, pois gerar esta vida pode trazer consigo algumassituações difíceis, inclusive no momento do parto.Comigo, graças a Deus, semprefoi muito tranquilo, tanto o período da gestação quanto os partos cesáreas que tive.

Toda mulher jánasce com este dom de gerar uma vidadentro dela. Os nossos óvulossão formados ainda quandoestamos em desenvolvimento dentro do ventre da nossa mãe. E eles são finitos,assim como a vida.  Ali,recebemos o dom da vida. Algumas mulheressão privadas de usar, outras nãoo desejam e muitas o fazem. Isso é o que de fato perpetua a vida. Assim, preservamos a continuidade da humanidade.

A mulher, através de seu útero, consegue materializar a vida. Veja quanta riquezahá neste ato, isso sem falarno amor envolvido. As mães são especiais. Independentemente de como tenha sido a sua história, se hoje você está vivo, é graças a ela. A sua mãe colocou a vida dela em risco para que vocêpudesse nascer.

As mães nos nutrem não somente através do seu leite materno, mas também através do seu olhar, do seu amor, da sua coragem. Sei que quando eu fui gerada pela semente do papai e me desenvolvi no útero da mamãe, eles tinham outrosplanos, porque já tinham doisfilhos lindos. Mesmo assim, eles me receberam, e a mamãe permitiu que eu medesenvolvesse dentro dela.

Esse grande amor queela me presenteou fez muito sentido quando olhei nos olhos da minha filhaIsabelle. Ali, pensei: mãe, agora eu te compreendo. É inimaginável a sensação de gerar esta vida, receberem meus braços e nutrir. Eutinha tanto medo, que a cada suspiro dela eu logo vigiava para ver se estavabem. Nem sabia mais o que era dormir de tanta preocupação com aquela vida.Quanta responsabilidade.

Ser mãe é ensinar os filhos alidarem com as suas emoções, a nomearem seus sentimentos.

Ser mãe é experienciar um poucodo divino acontecendo dentro da gente. Aquele pequeno milagre.

Existe a mãe certa para cada pessoa. Não julgue asua. Através dela, a vida chegou até você.  Por vezes, não compreendemos oque faz uma mãe abandondar seufilho, mas, certamente, ela faz isso por amor. Elacarrega muita dor parachegar ao ponto de abrir mãode seu filho, faz isso para privá-lo de ter uma vida como a dela. Os caminhos são inúmeros, mas há algoque é um fato: toda mãe tem um grande amor pela vida que gerou.

E o ato de dar a vida a alguém envolve muitas questões, a maior delas é o amor. Eu nunca tive dúvidassobre o ato de ser mãe. Sempre foi um papel que eu sabia queum dia iria experienciar. E realmente foi mágico. Pelos meus filhos, carreguei minhas maiores dores, tive meus maiores aprendizados, desenvolvihabilidades que não tinha e descobri um amor sem fronteiras.

Ser mãe é o grande papel da minhavida, entre tantos outros que eu exerço. Certamente, esse é o que me traz maior aprendizado e orgulho. E, sim, existem fases. Falei para a minha filha que a mamãe não é mais a mesma de quandoela nasceu. E esta é a parte bacana. A gente vai descobrindouma arte dentro deste papel de mãe, a experiência vai trazendo cada dia mais sabedoria, vamos tendo a clareza que dar autonomia ao filho é fundamental.

Como sabemos dafinitude da vida, sabemos que temos que preparar os filhos para seguirem autônomos, donos de suas vidas. E o amor de mãe é aquele que permite que ele siga caminhandocom amor. Somos a primeira experiência de sucesso deles, no ato donascimento e de sugar no peito.

Minha melhor escolhafoi essa. Sou grata por ter gerado meus filhos com amor. E eles sabem que terão sempre um lugar onde possam repousar seus sonhos e queeu guardarei cada cheiro, cada beijo para deixar com eles, até o dia em que eles possam seguir a vida deles e, se der, passando a vidaadiante.

Para a minha mãe. eu deixo algumaspalavras: Mamãe, você me faz muita falta. Todos teus ensinamentos foram suficientes. Te amareipara sempre.

Compartihe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Pinterest
portrait-of-handsome-male-builder-laughing-infront-Q8N7DXV.jpg
Join our newsletter and get 20% discount
Promotion nulla vitae elit libero a pharetra augue