
Ajudar a criança e o adolescente no processo de autoconhecimento e autogestão deixou de ser função exclusiva dos pais há algum tempo. É na escola que, em grande parte, a criança constrói suas amizades, compartilha suas ideias e críticas, descobre o mundo e suas culturas, por isso, também recai sobre a gestão escolar auxiliar os pequenos nessa jornada incrível de perceber a si e ter empatia com o outro, para que a vida além da escola seja mais leve.
Na escola Impulso Bento, essas habilidades são programadas para entrarem na rotina do aluno desde a Educação Infantil, concomitantes com todas as etapas do seu desenvolvimento até o final do Ensino Médio. São três grandes pilares, que estão de acordo com a Base Nacional Comum Curricular e aprimorados para fazerem sentido com o alto nível de exigência da instituição e com o comprometimento solicitado aos alunos: conteúdo forte, juntamente com a parceria da plataforma de educação SAS, educação socioemocional e inovação e tecnologia.

Esses três pilares são trabalhados de maneira conjunta. “Um exemplo prático são as aulas em laboratório de tecnologias, onde é necessário ter respeito pelo ambiente e com os materiais durante o uso, empatia com os colegas no trabalho em grupo, ajudando o outro e se permitindo ser ajudado, ter autocontrole e desenvolver o pensamento ágil para inovar na resolução de possíveis problemas e desafios. Além disso, nas aulas, envolvemos temas que abordam o socioemocional e a autorregulação para que, junto ao conteúdo, essas habilidades possam ser desenvolvidas pelos estudantes, exigindo-lhes um olhar crítico e os fazendo refletir sobre a vida e a sociedade”, explica Suelen de Marco Sassi, Vice-Diretora da Impulso Bento.
Além disso, outro grande projeto da escola é a iniciação à pesquisa científica, que visa introduzir o mundo científico aos estudantes desde que ingressam na escola estimulando a curiosidade e o protagonismo por parte do estudante. Com isso, submetemos esses trabalhos a feiras estaduais, nacionais e internacionais, obtendo premiação em diversas categorias no ano passado.

Esses fatores constroem um senso de responsabilidade e autogestão no aluno, para que, em casa, com o apoio dos pais e responsáveis, ele crie a sua própria rotina de estudos, administrando aquilo que é necessário ser feito e seja capaz de lidar com as frustrações e desafios que possam surgir pela sua trajetória escolar. Uma educação integral anda lado a lado com os valores e ideias apresentados pelos pais, preparando o jovem como cidadão, para que ele consiga, após a fase escolar, decidir o que é melhor para si e se sinta preparado para enfrentar a vida lá fora.
“Para isso, temos como componente curricular o “Projeto de Vida”, no Ensino Médio, que é justamente auxiliar no trabalho com o socioemocional, na perspectiva de carreira e futuro, resolução de problemas, autoconhecimento e autogestão, bem como aprender a falar em público, definição de prioridades e plano para traçar a fim de atingir suas metas. Focamos em fazer com que o aluno visualize o seu futuro e projete o caminho que gostaria de seguir, tendo o apoio da escola nesse processo e entendendo que a vida não segue uma linearidade, pois os nossos projetos de vida podem mudar, mas, assim, o estudante sente-se preparado para enfrentar com coragem os desafios que vão além dos portões da escola”, completa Josemari Pavan, Diretora da Impulso Bento.
O objetivo da escola com esses métodos está alinhado com a missão da Impulso: educar integralmente buscando excelência, potencializando as habilidades de cada estudante, formando cidadãos protagonistas e atuantes na sociedade, capazes de transformar a realidade. Embora desafiador, todos veem o sucesso desses projetos devido ao aprimoramento de habilidades. Toda família é beneficiada com essas mudanças e os jovens terão a certeza de sair da escola muito mais preparados para alçar voos ainda mais altos.


Agende sua visita pelos telefones (54)99979-9771 ou (54)9013-3056 e venha nos conhecer na rua 7 de Setembro, 272, bairro Fenavinho, BG