Primeira etapa do curso on-line gratuito da ação social Vida que Prospera vai beneficiar cidades da Serra Gaúcha e do Sul do Estado |
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A Unicred Integração, por meio do seu projeto social Vida que Prospera, está oferecendo uma formação em Educação Financeira gratuita a professores da rede municipal, iniciativa desenvolvida especificamente para este período de distanciamento social. O curso objetiva situar o professor como sujeito ainda mais ativo na sociedade, oferecendo conteúdo alinhado com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no que se refere à Educação Financeira, além da abordagem psicológica da relação com o dinheiro. Inicialmente, a formação estará disponível para as secretarias municipais de Educação das cidades de Caxias do Sul, Farroupilha, Bento Gonçalves, Vacaria, Lagoa Vermelha, Pelotas, e Santa Vitória do Palmar (alguns dos municípios onde a Unicred Integração mantém Unidades e Salas de Negócios), com possibilidade de ampliação para outras cidades e também para as redes estadual e particular e entidades sociais. A formação em Educação Financeira básica para professores do projeto Vida que Prospera atende a uma demanda atual em função do distanciamento social imposto pela pandemia do Coronavírus. “Se já tínhamos preocupações quanto aos hábitos de consumo ou falta de planejamento financeiro por grande parte da população, essa preocupação aumenta hoje. O momento que estamos vivendo, de cuidados e de preservação da saúde, interfere significativamente na economia do país e afeta diretamente a vida da comunidade escolar”, explicam Márcia Tolotti, psicanalista e coordenadora de Educação Financeira do projeto, e Fabrícia Bisol Finco, coordenadora pedagógica do Vida que Prospera. A dinâmica da formação se dará por meio de leituras de conteúdos postados no site do Vida que Prospera (www.vidaqueprospera.com.br). O professor será convidado então a refletir sobre a sua relação com consumo/planejamento financeiro, instrumentalizando-se para atuar como agente transformador capaz de oportunizar aos alunos situações de aprendizagem significativas sobre um tema de grande relevância social. Também serão disponibilizados vídeos, aprofundando os assuntos sugeridos nas leituras. Por fim, serão propostos questionários on-line como atividades de autoconhecimento. Os conteúdos serão distribuídos aos professores pelas secretarias de Educação. “O momento nos inspira a refletir ainda mais sobre a Educação Financeira, e essa formação remota atende às demandas do distanciamento social ao mesmo tempo que relaciona-se com um dos princípios do cooperativismo, que é o de melhorar a comunidade onde estamos inseridos”, destaca a primeira vice-presidente da Unicred Integração, Dra. Deize De Zorzi Piccoli, madrinha do projeto. Para participar e saber mais: contato@vidaqueprospera.com.br |