Exposição segue desde o dia 07 de janeiro até dia 07 de fevereiro, no Piazza Salton
Bento Gonçalves tem um passado farto de muito trabalho e força. Força essa realizada pelo seu povo, datando ainda dos imigrantes italianos que vieram para a região ainda no século XIX, e que aqui fixaram raízes, construindo suas famílias e desenvolvendo a cultura da nossa cidade de maneira tão rica. Mas essa história pode ser difícil de ser visualizada, já que a tradição oral é mais presente. Contudo, com a parceria realizada entre o Museu do Imigrante e o Piazza Salton pretende mudar essa realidade.
Com 35 fotografias, a exposição ‘Bento Gonçalves em Preto e Branco’ permite que a comunidade bento-gonçalvense contemple alguns trechos da história do município e de seus moradores, em uma época que hoje parece tão distante. As imagens foram doadas ao Museu pelo fotógrafo Nilson Maioli, que ganhou 150 negativos e que, com o intuito de preservar as imagens e toda a história que elas carregam consigo, passaram por um processo de higienização e digitalização, posteriormente sendo doadas ao Museu do Imigrante.
As imagens estão dispostas em impressão de alta qualidade em placas de PVC no nível 2 do Piazza Salton, no centro da cidade. A exposição é aberta ao público de forma gratuita, das 9h às 21h, e a organização incentiva a vinda da comunidade, que pode inclusive auxiliar na identificação das pessoas e momentos preservados nas imagens.