Atração enogastronômica e cultural reunirá número recorde de expositores nos dias 19 e 20 de novembro
Para abraçar tanta gente que vai a Monte Belo do Sul a fim de viver a vida como ela precisa ser vivida, o município serrano agregou novos parceiros ao seu concorrido Vieni Vivere la Vita, cuja nova edição ocorre nos dias 19 e 20 de novembro. Mas todos de casa, sem perder a essência do evento, focado em valorizar a produção local e exaltar a cultura do pequeno município serrano. A prova está nos 35 expositores, número recorde de participantes desde a edição inaugural, em 2018.
Esse será o segundo Vieni Vivere la Vita a ocorrer neste ano, após uma edição “pocket”, realizada em março. De lá para cá, nove expositores juntaram-se à programação que faz da praça central do município um cenário de confraternização e imersão em hábitos arraigados a uma cultura de quase 150 anos deixada pelos imigrantes italianos.
Tudo gravita no entorno da Praça Padre José Ferlin, sob a bênção da bela Igreja São Francisco de Assis e seus campanários gêmeos de 65 metros de altura – a mais alta construção do município de cerca de 2,5 mil habitantes, vizinho a Bento Gonçalves.
Barraquinhas de gastronomia regional e de cozinha italiana contemporânea misturam-se a tendas de produtos coloniais e espaços onde ofícios quase desaparecidos, como os de tanoeiro, são demonstrados ao público tal qual um passado que permanece presente. Ao todo, 13 empreendimentos estarão oferecendo comidinhas variadas, para curtir do dia à noite essa festa a céu aberto, de modo que experiências sejam ressignificadas assim que a luz natural se esconder para que luzinhas sejam acesas e deixem o festival ainda mais pitoresco.
O que rega essas vivências, ora afetivas como a comida das avós, ora alegres como o bailar da tarantela, é o vinho, produto ícone da região. No festival, 16 vinícolas exibem, por meio de seus rótulos de vinhos, espumantes e sucos, a herança engarrafada da imigração como manifestação máxima dos saberes e fazeres regionais. É isso que também exibirá as seis barraquinhas de artesanato e agroindústria, permitindo que os convivas levem um pouco de Monte Belo para casa.
Nessa comunhão enogastronômica, enquanto o corpo ganha peso com delícias como capeletti, risotos, massas, pães e biscoitos, a alma fica leve com as quase 15 apresentações artísticas de grupos típicos e de outras variantes (veja programação completa abaixo), promovendo um equilíbrio salutar da vida. Afinal, ela é para ser vivida. De preferência, plenamente.
Serviço
O quê: Vieni Vivere la Vita Festival – 4ª edição
Quando: dias 19 e 20 de novembro
Horário: sábado, das 10h às 23h, e domingo, das 10h às 20h
Onde: Praça Padre José Ferlin, em Monte Belo do Sul
Quanto: entrada franca
Programação artística:
Sábado (19)
12h – Grupo de Flautas Roman Ross*
12h30 – Grupo Vicentino*
14h – Gilmar & Laércio Dias
15h30 – Grupo de Danças Infantil Piccoli Ballerini*
16h – Jatir Dequigiovanni – Italianíssimo
18h – Grupo Acordes*
20h – The Travellers
Domingo (20)
11h30 – Coral Musicando Melodias*
12h – Coral Alegria de Cantar*
12h30 – Mistura Fina Duo
14h45 – Grupo de Danças Ballo D’Italia*
15h15 – Banda Blue Label
17h – Ragazzi Dei Monti
* Os grupos montebelenses integram o projeto “Monte Belo: Música, Canto e Dança”.
Mais informações: www.visitemontebelo.com.br | @visitemontebelo no Instagram