O trabalho de desenvolvimento de um novo roteiro turístico em Vila Flores, a Terra da Fé Pão e Vinho está intenso em 2020.
O projeto idealizado do Roteiro Caminhos do Sagrado percorre cerca de 50km de área dentro do município de Vila Flores e tem por objetivo ser um local de peregrinação e contemplação, onde a jornada passará por lugares santos ou de devoção e, claro, belas paisagens.
Em construção desde 2018, o desafio é viabilizar o Roteiro, sendo que o traçado e mapeamento já foi realizado em junho de 2019, onde as equipes percorreram este caminho, para marcar pontos estratégicos e fotografar.
Em janeiro, as equipes realizaram visitas técnicas para identificação dos empreendimentos que integrarão o Roteiro Caminhos do Sagrado. Participaram, a engenheira ambiental Taisa Trevisan, a diretora executiva Beatriz Paulus e a arquiteta Paula Fogaça da Atuaserra, a Secretária Municipal de Agricultura, Indústria, Comércio e Turismo, Cleusa Taglian Curtarelli e o coordenador de turismo de Vila Flores, Levino Paludo, bem como a Chefe do Escritório da Emater/RS-Ascar de Vila Flores, Marilia Caleffi Paiva.
Assim que finalizadas as assessorias técnicas junto aos empreendedores, num próximo momento, a ideia é sensibilizar as famílias, escolas e comunidades sobre a importância de um Roteiro desta magnitude para a região, bem como capacitar os guias locais e regionais para oferecer este atrativo.
O Roteiro Caminhos do Sagrado em desenvolvimento, é uma ação integrada, liderada pela Prefeitura Municipal de Vila Flores, norteada pela Atuaserra – Instância de Governança Regional Uva e Vinho, e apoiada pela Emater/Ascar, Roteiro Termas e Longevidade e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Consulta Popular RS.