Fim de semana teve programação de atrações na Via Del Vino, inclusive distribuição de suco de uva
A Via del Vino fez ainda mais jus ao nome do marco zero de Bento Gonçalves no final de semana ao se transformar, realmente, numa rua de vinho. Visitantes e moradores se juntaram para festejar, duplamente, a retomada da programação presencial da 17ª edição da Fenavinho. Os brindes foram erguidos para celebrar o retorno do evento, após dois anos em que a pandemia impediu sua realização, e a sua chegada aos 55 anos.
A comemoração não poderia ter sido em melhor estilo, com as taças sendo enchidas pelo vinho que corre das históricas torneiras da Casa do Vinho Moysés Michelon, palco do Vinho Encanado. E foi o icônico atrativo que deu início à festa, mostrando que sua popularidade continua tão em alta quanto 55 anos atrás, quando surgiu com a primeira edição da Fenavinho. Em três dias (18, 19 e 20) foram comercializadas duas mil doses de vinho (entre merlot e moscato) e distribuídas quatro mil doses de suco gratuitas ao público – todas as bebidas da Cooperativa Vinícola Aurora.
“Estamos enaltecendo perante os olhos de toda a região aquele que é nosso principal produto e cartão de visitas, o símbolo maior de nossa história e cultura: o vinho. Mais do que isso: estamos homenageando a relevância da história da Fenavinho, que no dia 25 deste mês completa 55 anos da realização de sua primeira edição. Estamos devolvendo de forma muito simbólica à comunidade aquele que é um dos principais marcos da Fenavinho: o vinho encanado, jorrando nas torneiras pela cidade. É com suco de uva, fornecido gratuitamente pela Cooperativa Vinícola Aurora, que resgatamos esse atrativo tão emblemático da Festa Nacional do Vinho, que brindamos sua história e que prestigiamos a comunidade”, disse o coordenador do comitê da 17ª Fenavinho, Roberto Cainelli Júnior, na abertura da programação, na tarde de sexta-feira (18).
Diogo Siqueira | prefeito de Bento Gonçalves
A programação cumpre outra função: a de ritualizar o evento perante a comunidade. “O Vinho Encanado só existe em um lugar do Brasil: aqui em Bento Gonçalves. Somos a capital nacional do vinho, reconhecidos por nossos produtos mundo afora. Precisamos, e devemos, enaltecer todos esses quesitos que comprovam nossa força no setor vinícola”, disse o Prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira.
Cultura e valorização ao local
Nesta grande ode à cultura da uva, herança direta da presença dos imigrantes italianos na região, a Fenavinho também fez questão de celebrar os hábitos legados por eles. Essa homenagem ganhou emoção com o desfile “O Mundo do Vinho”, no domingo, promovido pela prefeitura. A atração, que contou com um carro temático da Fenavinho, serviu de aquece para o Desfile Fenavinho Cultural, programado para maio, em mais um Vinho Encanado. O desfile é um dos marcos da festa, com as comunidades do interior desfilando seus saberes em diversos carros. Eles passam, mais do que carregando os costumes laborais e gastronômicos do colono, contando a própria história da imigração italiana.
Outro tributo prestado à cultural regional foi por meio da música. Durante os três dias do Vinho Encanado, a música italiana, seja ela típica ou universal, fez parte da programação da Fenavinho, com artistas locais relembrando canções presentes na memória afetiva do bento-gonçalvense. No palco montado na Via del Vino passaram os artistas Inês Rizzardo, Cavatappi, Gilmar Dias, Irmãos Manzoni & Juliano, Zo Garrafon, Beto Malheiros e Tobias, Orquestra de Sopros de Faria Lemos e The Moça.
Festa e feira, sim
A volta da Fenavinho, a partir dos esforços do Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG) em 2019 para resgatá-la de um hiato de oito anos, ganha com a nova edição mais potência para mostrar todo seu esplendor como a maior festa do município. A programação presencial da edição especial do Vinho Encanado vem carregada de um significado extra, na opinião de Marijane Paese, presidente do CIC-BG, entidade promotora da festa. “Esse movimento afirma de forma categórica que ExpoBento e Fenavinho vão acontecer, sim, neste ano, no que depender dos esforços do CIC-BG e dos nossos apoiadores. É em homenagem a isso que brindamos na edição especial do Vinho Encanado da 17ª Fenavinho: à retomada das atividades que fomentam de forma responsável o desenvolvimento econômico, social e cultural de nossa região”, disse.
O mesmo positivismo conduziu a mensagem do diretor-geral da 30ª ExpoBento, Gilberto Durante. “É com essa certeza da retomada das atividades presenciais que estamos trabalhando nos preparativos da 30ª ExpoBento (agendada para ocorrer de 09 a 19 de junho deste ano, em Bento Gonçalves). Será uma feira de grandes resultados. Contamos com a parceria de empresas e instituições muito sólidas, que caminham conosco na condição de patrocinadoras, apoiadoras ou expositoras. Temos ao nosso lado o Poder Público, conhecedor da importância que ExpoBento e também Fenavinho têm para o desenvolvimento do município. Agora, começamos a mobilizar a comunidade para que também esteja ao nosso lado, incentivando e prestigiando os eventos do município”, disse.
Programação tem novo capítulo em maio O Vinho Encanado deve retornar às ruas de Bento Gonçalves em maio deste ano, trazendo programação artística especial, com nomes populares como o humorista Badin e os personagens Radicci e Genoveva, do cartunista Iotti, transportados para o teatro. Depois, de 9 a 19 de junho, juntamente com a 30ª edição da ExpoBento, será construída a Vila Típica da Fenavinho, projeto especial para as vinícolas locais, a enogastronomia e os shows, com músicas, apresentações e jogos típicos herdados dos imigrantes. Um verdadeiro espaço de convívio comunitário, onde todos são bem-vindos e convidados a desfrutarem o sabor de Bento Gonçalves.