CIC-BG articula inclusão de Bento Gonçalves na proposta do trem de alta velocidade Hyperloop

Cidade apresentou credenciais para estar inclusa na rota do trem de altíssima velocidade

Mais inovador projeto de mobilidade em décadas no país, o trem de altíssima velocidade Hyperloop pretende conectar as cidades de Caxias do Sul e Gramado a Porto Alegre em menos de 20 minutos. E Bento Gonçalves também quer estar presente na rota desse revolucionário meio de transporte. Uma comitiva do município apresentou, no Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG), as credenciais para que a cidade também seja incluída no roteiro inicialmente previsto – que inclui, ainda, o município de Novo Hamburgo. “Bento Gonçalves é uma cidade protagonista de seu futuro, e para frente é para onde olhamos e queremos estar sempre”, comentou o presidente do CIC-BG, Rogério Capoani.

Dados da movimentação econômica e de turistas, por exemplo, fizeram parte do estudo apresentado sexta-feira (17) ao CEO da Hyperloop América Latina, Ricardo Penzin. “A decisão de investimento em infraestrutura está intrinsicamente baseada na demanda”, disse o executivo.

O transporte não utiliza combustível fóssil e é totalmente sustentável, sendo movido por energia solar. O trem não utiliza vagão, e sim cápsulas que se locomovem por levitação dentro de um túnel, podendo chegar a 1,2 mil km/h – no itinerário gaúcho, a velocidade seria de 600 km/h. Uma viagem de Caxias a Porto Alegre, por exemplo, é estimada em 19min e 45 segundos. “É como se todas cidades ficassem mais próximas”, analisa Penzin.

Pelo estudo, as quatro cidades envolvidas teriam estações e ligação com outros modais. O plano da empresa é buscar investidores para implementar o projeto, cujo custo gira em US$ 3,18 bilhões, com payback previsto de cinco anos, exatamente o mesmo tempo que levaria para construir a estrutura no Rio Grande do Sul – o custo total (implementação, operacional e impostos) em 30 anos chega a US$ 8 bilhões. A tarifa média ficaria em R$ 115 para uma viagem entre a Capital e Caxias.

O encontro foi intermediado pelo vice-presidente do Bento + 20, Adelgides Stefenon, integrante do G30, grupo que articula ações para impulsionar o turismo na Serra e através do qual conheceu o projeto. “Queríamos mostrar o potencial de Bento como Capital Brasileira do Vinho, maior polo moveleiro do país e segundo maior indutor de turismo no Rio Grande do Sul”, disse Stefenon, incentivador da vinda da HyperloopTT para Bento Gonçalves. O grupo falou sobre atrativos turísticos da cidade, como suas paisagens vitícolas, a Fenavinho e o turismo de aventura, as feiras de negócios Movelsul, ExpoBento e Fimma e o Parque de Eventos que as abriga, um dos maiores espaços climatizados da América Latina, entre outros atributos. “Somos pessoas inconformadas, não nos contentamos com pouco, todos são empenhados em melhorar a cidade”, disse Gabrielle Signor Rodrigues, presidente do Bento e Região Convention Visitors Bureau.

Participaram da reunião o presidente do CIC-BG, Rogério Capoani; o presidente da CICSSERRA, Elton Paulo Gialdi; o presidente do Bento + 20, Milton Milan, e o vice, Adelgides Stefenon; a presidente do Bento e Região Convention Visitors Bureau, Gabrielle Signor Rodrigues; o presidente do SIMMME, Juarez José Piva; o presidente da Fundaparque, Edson Pelicioli, o coordenador do comitê da 17ª Fenavinho, Roberto Cainelli Júnior e o diretor do SEGH, Marcos Giordani. Pelo poder público, estiveram o Secretário-geral de governo, Henrique Nuncio, o Secretário de Turismo, Rodrigo Ferri Parisotto, a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Milena Bassani, e o presidente da Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves, Rafael Pasqualotto.

Viviane Somacal
Exata Comunicação e Eventos

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