Cidade apresentou credenciais para estar inclusa na rota do trem de altíssima velocidade
Mais inovador projeto de mobilidade em décadas no país, o trem de altíssima velocidade Hyperloop pretende conectar as cidades de Caxias do Sul e Gramado a Porto Alegre em menos de 20 minutos. E Bento Gonçalves também quer estar presente na rota desse revolucionário meio de transporte. Uma comitiva do município apresentou, no Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG), as credenciais para que a cidade também seja incluída no roteiro inicialmente previsto – que inclui, ainda, o município de Novo Hamburgo. “Bento Gonçalves é uma cidade protagonista de seu futuro, e para frente é para onde olhamos e queremos estar sempre”, comentou o presidente do CIC-BG, Rogério Capoani.
Dados da movimentação econômica e de turistas, por exemplo, fizeram parte do estudo apresentado sexta-feira (17) ao CEO da Hyperloop América Latina, Ricardo Penzin. “A decisão de investimento em infraestrutura está intrinsicamente baseada na demanda”, disse o executivo.
O transporte não utiliza combustível fóssil e é totalmente sustentável, sendo movido por energia solar. O trem não utiliza vagão, e sim cápsulas que se locomovem por levitação dentro de um túnel, podendo chegar a 1,2 mil km/h – no itinerário gaúcho, a velocidade seria de 600 km/h. Uma viagem de Caxias a Porto Alegre, por exemplo, é estimada em 19min e 45 segundos. “É como se todas cidades ficassem mais próximas”, analisa Penzin.
Pelo estudo, as quatro cidades envolvidas teriam estações e ligação com outros modais. O plano da empresa é buscar investidores para implementar o projeto, cujo custo gira em US$ 3,18 bilhões, com payback previsto de cinco anos, exatamente o mesmo tempo que levaria para construir a estrutura no Rio Grande do Sul – o custo total (implementação, operacional e impostos) em 30 anos chega a US$ 8 bilhões. A tarifa média ficaria em R$ 115 para uma viagem entre a Capital e Caxias.
O encontro foi intermediado pelo vice-presidente do Bento + 20, Adelgides Stefenon, integrante do G30, grupo que articula ações para impulsionar o turismo na Serra e através do qual conheceu o projeto. “Queríamos mostrar o potencial de Bento como Capital Brasileira do Vinho, maior polo moveleiro do país e segundo maior indutor de turismo no Rio Grande do Sul”, disse Stefenon, incentivador da vinda da HyperloopTT para Bento Gonçalves. O grupo falou sobre atrativos turísticos da cidade, como suas paisagens vitícolas, a Fenavinho e o turismo de aventura, as feiras de negócios Movelsul, ExpoBento e Fimma e o Parque de Eventos que as abriga, um dos maiores espaços climatizados da América Latina, entre outros atributos. “Somos pessoas inconformadas, não nos contentamos com pouco, todos são empenhados em melhorar a cidade”, disse Gabrielle Signor Rodrigues, presidente do Bento e Região Convention Visitors Bureau.
Participaram da reunião o presidente do CIC-BG, Rogério Capoani; o presidente da CICSSERRA, Elton Paulo Gialdi; o presidente do Bento + 20, Milton Milan, e o vice, Adelgides Stefenon; a presidente do Bento e Região Convention Visitors Bureau, Gabrielle Signor Rodrigues; o presidente do SIMMME, Juarez José Piva; o presidente da Fundaparque, Edson Pelicioli, o coordenador do comitê da 17ª Fenavinho, Roberto Cainelli Júnior e o diretor do SEGH, Marcos Giordani. Pelo poder público, estiveram o Secretário-geral de governo, Henrique Nuncio, o Secretário de Turismo, Rodrigo Ferri Parisotto, a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Milena Bassani, e o presidente da Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves, Rafael Pasqualotto.
Viviane Somacal
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