Apoiadora da prova e da feira temática, entidade compartilhou suas iniciativas em prol do setor
Comprometido em criar oportunidades para o desenvolvimento econômico da região – e encontrando no fomento do turismo de experiência como ferramenta estratégica para esse objetivo –, o Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves foi um dos patrocinadores do GFNY Bento, maior desafio ciclístico mundial cuja etapa brasileira ocorreu, pela primeira vez, na Serra gaúcha, com programação dias 14, 15 e 16 de outubro.
Além de apoiar a realização da prova, que reuniu cerca de 800 participantes, vindos de todas as regiões do Brasil e de fora do país, o CIC-BG aproveitou a programação concomitante da Expo Global Sports – GFNY Bento Gonçalves, feira tematizada com o universo esportivo, para mostrar ao público seus projetos de incentivo ao turismo de experiência.
No encontro, a entidade apresentou o projeto ‘Rota dos Capitéis – Caminhos da Imigração e Fé’, novo roteiro que une a beleza natural das paisagens da Serra, sua riqueza histórica e cultural e, ainda, o elemento da espiritualidade. A novidade trata do passeio por estradas do interior de 10 municípios da Serra, percorrendo locais em que os antigos colonizadores da região erguiam pequenos monumentos em honra a seus santos. Ao todo, serão mais de 800 quilômetros de imersão cultural – uma distância similar ao famoso caminho percorrido por peregrinos de todo o mundo que saem da França em direção a Santiago de Compostela, na Espanha. Na Serra, os caminhos cruzarão pelas belas paisagens de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul, Santa Tereza, Pinto Bandeira, Garibaldi, Carlos Barbosa, Coronel Pilar, Boa Vista do Sul, Imigrante e Farroupilha.
“Trazemos esse projeto como incentivo para que os participantes do GFNY Bento retornem a nossa cidade e região, tão rica em atrativos culturais, e com uma vocação turística em plena expansão. Esse passo faz parte de um projeto macro do CIC-BG de fomento ao desenvolvimento econômico dessas regiões por meio do incentivo ao turismo de experiência, estando diretamente ligado ao estímulo do empreendedorismo, ao surgimento de novos negócios, à geração de empregos”, avalia a presidente do CIC-BG, Marijane Paese.
Quem visitou o espaço institucional da entidade durante a Expo Global Sports – GFNY Bento Gonçalves pôde conhecer mais sobre outros eventos promovidos como forma de fomentar os setores produtivos locais, a exemplo da ExpoBento, maior feira multissetorial de compras e entretenimento do país, que chega a sua 31ª edição em 2023; da Festa Nacional do Vinho (Fenavinho), com programação temática também prevista para o próximo ano; e da Sparkling Night Run, corrida de rua noturna que deve reunir 800 participantes em 29 de outubro. O público também soube mais sobre as novidades promovidas pelo CIC-BG, como o 1º Tortelaço, Festival de Tortéi, agendado para novembro deste ano, e o ‘Natal nos Vinhedos’, marcado para dezembro.
Saiba mais sobre o projeto ‘Rota dos Capitéis – Caminhos da Imigração e Fé’
Nascido a partir do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), em parceria com o poder público dos municípios envolvidos, o projeto de caráter cultural surgiu como uma forma de valorizar e, principalmente, preservar os capitéis, alguns deles presentes na paisagem serrana há mais de 100 anos. Marcos culturais herdados dos imigrantes italianos, esses mini templos compõem um aspecto único dos costumes que deixaram uma marca indelével a seu povo. A religiosidade compôs, desde a chegada dos imigrantes, em fins do século retrasado, um dos alicerces para eles sobreviverem na nova pátria, separada por um oceano de distância da terra natal.
A Rota dos Capitéis está baseada em três livros dedicados a essas construções. “O Livro do Capitel”, com o mapeamento dos capitéis erigidos no território da antiga Colônia Dona Isabel, hoje representada por Bento, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza, e “Amém, Bento Gonçalves – Igrejas e capelas desta terra”, ambos do jornalista Fabiano Mazzoti. O outro é “Perto das Estrelas”, um trabalho do Circolo Trentino di Garibaldi que traça a existência dos pequenos santuários na antiga Colônia Conde D’Eu – hoje Garibaldi –, além de Carlos Barbosa e outros municípios.
Embora os capitéis sejam os chamarizes do projeto, outras instituições religiosas também estarão em destaque. As grutas, outros exemplares muito característicos na região, além de capelas e pequenas igrejas, farão parte dos roteiros. Todos serão sinalizados com informações a respeito dos templos, compondo um panorama não apenas da fé do imigrante, mas de sua própria história construída sobre essas terras. A Rota dos Capitéis, composta por cerca de 300 templos, tem caminhos que poderão ser percorridos a pé e também serão preparados para receberem ciclistas e visitantes motorizados.