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Comunicação digital | por Melissa Poletto

Hoje euescrevo sobre comunicação digital. Minha base para este textofoi um estudo realizado pela SPARK. Eles citam que a pandemia levou muitaspessoas para o mundo digital e que, nesse mundo, permanece a importânciados aspectos humanos, ou seja, estreitar vínculos, buscarpessoas de interesses, gostos, valores e buscas comuns.

62% dos jovens acreditam que oambiente digital ajuda as pessoas a se engajarem com outras que compartilham osmesmos valores. E exatamente por este motivo, a construção da reputação das marcas está cada vez mais ligada com essa interação com ascomunidades e com a capacidade de gerar conversas positivas.

 

63% dos jovens acreditam que sãoeles que irão impactar o futuro do seu país.Quando cito os jovens,estou falando da geração Z, nascidos entre 1995 e 2010. Uma característicamuito presente dessa geração é que, de forma geral, os jovensantecipam e simplificam muita coisa, e essa característica é um ponto importante para o mundo corporativo, uma vez quea otimização das tarefas tem impacto direto com a produtividade das equipes.

 

Devido a todas essascaracterísticas e à facilidade da comunicação digital, eles são os maiores responsáveis pelo novo jeito de comunicar o conteúdo da sua marca,facilitando o engajamento.Basicamente, a forma de comunicaçãono mundo digital mudou. Por isso, atuações em nichos específicos do mercado vêm sendo uma forte tendência.

 

Eu gosto muito de usar o termocuidadoria. Cuidar vem do latim coera, quesignifica cura. Cada um de nós é cuidadore curador de algo. Você cuida do que ou de quem? Se faça esta pergunta.E faça estapergunta ao seu negócio também. Essassão formas de sobrevivência neste mundo digital. E o questionamento nuncadeve cessar.

 

Ainda sobre a comunicação digital, venhopercebendo o quanto as empresas ainda não se deram conta sobre algo que euconsidero básico e extremamente relevante: aredução de ruído”. Quandofalo de ruído”, estoufalando sobre divulgar um curso sem inserir o link para clicar e ir direto paraas informações.Considerando que o Instagram não tem possibilidade de click no texto,você deveinserir na bio. E uma dica extra: insira o seu perfil com o @ quando convidar ointernauta a ir para a bio, porque então ele cai cai direto noponto correto. Alerta: se você não entendeu nada do que euescrevi acimase liga! Está na hora de se alfabetizar tecnologicamente para secomunicar com o menor ruído possível no mundo digital.

 

Assim como você, eu também tive que aprender, não sou uma nativa digital, e, tenho um longo trajetoa percorrer. O importante é você não parar de aprender,inclusive com as experiências negativas no mundovirtual. Eu comecei a fazer muitascompras pela internet para delivery durante a pandemia e vi muitos perfis deempresas no Instagram que não divulgamseu contato pelo WhastApp. Hoje, considero isso um ruído gigante com o potencial cliente.

 

O melhor caminho é facilitar a vida da pessoa queestá navegando pelo seu perfil, siteetc. Além de oferecer facilidade, lembre-se que o tempo das pessoas virou artigo de luxo. Por mais paradoxo que seja, considerando que, teoricamente, as pessoas otimizaram seu tempo com trabalho em home office, a qualidade do tempode produtividade nunca esteve tão em alta. Eu chamo o tempo de um bem intangível de qualidade, ele não tem um valor monetário direto, mas está diretamenterelacionado ao bem estar, à saúde e ao lazer das pessoas.

 

Em resumo: nomundo digital, gere conteúdos que promovam engajamento e se posicionem. Emcima do muro não é um lugar próspero no mundodigital. E facilite o tempo dapessoa que está interessada e conectadacom aquilo que você cuida.

 

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