Pesquisar
Close this search box.

UCS | On-line, Seminário de Educação Musical inclui debate sobre reinvenção

Programação propõe capacitaçãopara o ensino de Música e discussão sobre os caminhos profissionais na área.Participação é gratuita no evento que celebra os dez anos do curso deLicenciatura em Música da UCS
 
Em sua quinta edição, o Seminário de Educação Musical da Universidade de Caxiasdo Sul ocorre pela primeira vez na modalidade on-line, de 24 a 28 de agosto,com o tema Música: Realidade Virtual ou Virtualidade Real? Apromoção é do curso de Licenciatura em Música, em celebração aos dez anos dagraduação na UCS.


Diversificada e aberta à participação gratuita, a programação visa propordebates que potencializem a capacitação de músicos, professores, estudantes eartistas para o ensino de Música, em diversos contextos, especialmente oescolar. Entre os objetivos também está fomentar, ampliar e aprofundardiscussões sobre os caminhos da educação musical no Brasil e as possibilidadesde ação dos profissionais nesta área. “Será um espaço para o compartilhamentode ideias, caminhos e pensamentos, gerando debates que inspirem os professorese artistas em sua atuação profissional”, define a professora CristianeFerronato, que coordena o evento em parceria com a docente Patricia PereiraPorto.


As abordagens, voltadas a artistas, estudantes e profissionais da área deEducação Musical e das Ciências Humanas em geral, serão apresentadas porprofissionais de referência, com atuação engajada nos processos de qualificaçãodas conexões humanas. Considerando que as temáticas foram pensadascomplementares e interligadas, buscando gerar discussões a partir de variadasperspectivas, as coordenadoras da iniciativa indicam a participação naprogramação completa.


As lives serão realizadas pelo canal do Curso de Licenciatura em Música da UCSno YouTube. Para receber a certificação, é necessário se inscrever no evento. Oblog encontrosdeeducacaomusicaldaucs.blogspot.comreúne as informações e os links de acesso.

 

Programação
Dia 24 – Segunda-feira
• 19h30min – Um jogo chamado música: escuta, experiência, criação, Educação –com a doutora e mestre em Comunicação e Semiótica Teca Alencar de Brito (SP),criadora da Teca Oficina de Música, núcleo de educação musical voltado àformação de crianças, adolescentes, adultos e educadores em São Paulo.
 Mediação: Vitor Manzke e Cristiane Ferronato (UCS)


Dia 25 – Terça-feira
• 19h30min – Educação musical e suas re(invenções): desafios diante darealidade atual
– com a doutora em Educação Musical Jusamara Vieira Souza(RS), professora titular do Departamento de Música e orientadora no Programa dePós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

• 20h30min – Etnomusicologia e práticas musicais coletivas em música popularem tempos de virtualidade – com a mestre em Educação Musical, doutora emEtnomusicologia e professora do Departamento de Música da UFRGS Luciana Prass(RS)
Mediação: Alexandre Fritzen da Rocha e Vitor Manzke (UCS)

Dia 26 – Quarta-feira
• 19h30min – Educação musical em tempos de pandemia: refletindo sobrepossibilidades para um “novo normal” – com o doutor em Educação eMestre em Música – Performance/Piano Marcus Medeiros (MG), presidente daAssociação Brasileira de Educação Musical – ABEM


• 20h30min – Educação a distância e ensino remoto emergencial:caraterísticas e potencialidades na atualidade – com o doutor em EducaçãoMusical e mestre em Etnomusicologia Giann Mendes Ribeiro (RN), professordo IFRN e da UERN, onde é diretor de Educação a Distância e coordenador doSistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).
 Mediação: Alexandre Fritzen da Rocha e Patricia Pereira Porto (UCS)

Dia 27 – Quinta-feira
• 19h30min – Por uma educação da sensibilidade – com a pedagoga comformação em Cinesiologia Maria Amélia Pereira (SP), sócia-fundadora da Escola ExperimentalVera Cruz, em São Paulo, criadora e orientadora da Casa Redonda Centro deEstudos e da OCA, Associação Aldeia de Carapicuíba. É vice-presidente doInstituto Brincante, de São Paulo, onde atuou também como professora do Cursode Formação para Educadores Brincantes.
 Mediação: Cristiane Ferronato e Patricia Pereira Porto (UCS)

Dia 28 – Sexta-feira
• 19h30min – Educação ético-estética –  com a doutora e mestra emEducação Nadja Hermann (RS), que lidera o Grupo de Pesquisa “Racionalidadee Formação”, hospedado na PUCRS.
 Mediação: Cristiane Ferronato e Patricia Pereira Porto (UCS)

Compartihe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Pinterest
portrait-of-handsome-male-builder-laughing-infront-Q8N7DXV.jpg
Join our newsletter and get 20% discount
Promotion nulla vitae elit libero a pharetra augue