Pesquisar
Close this search box.

Conheça as combinações enogastronômicas preferidas da corte da 17ª Fenavinho

O isolamento social necessário para conter a pandemia da Covid-19 tem feito muitas pessoas abrirem mão, temporariamente, do prazer de frequentar bons restaurantes. Mas isso não significa que seja impossível comer e beber bem – em casa. A dica é aventurar-se pela cozinha e praticar a elaboração de pratos saborosos. Melhor ainda quando essas refeições podem ser harmonizadas com vinhos de qualidade – as vinícolas brasileiras assinam inúmeros rótulos premiados e reconhecidos inclusive internacionalmente. 

Para inspirar quem deseja curtir boas experiências enogastronômicas no conforto do lar, as soberanas da 17ª Festa Nacional do Vinho – Bárbara Bortolini, Ana Paula Pastorello e Sandi Marina Corso – compartilham suas combinações preferidas de pratos e vinhos. Veja as receitas, os modos de preparo, as sugestões de acompanhamento e bom apetite!

 

Polenta mole ao molho de carne harmonizado com vinho Merlot

por Bárbara Bortolini, Imperatriz da 17ª Fenavinho

Tradicional e símbolo da colonização italiana na região serrana do Rio Grande do Sul, a polenta é um prato que saciou a fome de muitos imigrantes ao chegaram à América há mais de 140 anos. A iguaria é um clássico nos cardápios locais. Para a Imperatriz da 17ª Fenavinho, Bárbara Bortolini, a polenta, servida ao molho de carne, é a combinação perfeita para ser degustada com um vinho da variedade Merlot – “macio” e extremamente frutado, apresentando aromas de frutas vermelhas como cereja e framboesa. 

 

Preparo da polenta: 

Ingredientes: água, farinha de milho (ou fubá), manteiga, sal.

 

Modo de preparo: Em uma panela, leve a água ao fogo e acrescente o sal e a manteiga. Quando iniciar a fervura, acrescente a farinha de milho e mexa sem parar para não empelotar. Deixe a polenta cozinhar por 30 minutos em fogo baixo. Despeje a polenta em um refratário, salpique com parmesão e cubra com o molho de carne.

 

Molho de carne

Ingredientes: Carne picada, cebola e temperos verdes a gosto, tomates bem maduros, sem pele, molho de tomate, sal à gosto

 

Modo de preparo: Fritar os cubos de carne com a cebola. Acrescentar o tomate e o molho e ferver por 20 minutos. Por fim, colocar sal e tempero à gosto. Para servir, acrescentar queijo ralado sob e sobre a polenta e o molho.

 

Risoto de Pera com Gorgonzola harmonizado com o vinho Pinot Gris

por Ana Paula Pastorello, Dama de Honra 

Compartihe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Pinterest
portrait-of-handsome-male-builder-laughing-infront-Q8N7DXV.jpg
Join our newsletter and get 20% discount
Promotion nulla vitae elit libero a pharetra augue