por Iara Cristina Bussolotto
Se a hora é de investir, primeiro você precisa saber escolher uma corretora de valores, certo? É importante saber que você pode e deve investir em mais de uma, a diversificação de investimentos e corretoras é normal no mundo das aplicações, isto se deve ao fato de diferentes corretoras oferecerem diferentes investimentos com diferentes taxas, portanto trabalhar com mais de uma corretora te garante mais possibilidades.
Mas todas as corretoras que você escolher devem ter alguns pré-requisitos básicos para você confiar seu suado dinheiro, é isto que pretendo descrever. (Fonte: Nathalia Arcuri)
O que você deve se certificar que sua corretora tenha:
- Ela deve ser habilitada na B3 (Corretora de Valores do Brasil)
No site da B3 (www.b3.com.br) você consegue achar se a sua corretora é habilitada.
Habilitada para Tesouro Direto? É possível programar investimentos?
Investir em Tesouro Direto é algo muito comum, mas quais tem o serviço de investimento programado? Isto você encontra no site do Tesouro (www.tesourodireto.com.br)
O atendimento é bacana? A interface (apresentação da plataforma) é amigável? Fácil de trabalhar?
Abrir conta é o mais fácil, use o e-mail, o chat, faça qualquer pergunta boba para saber qual o tempo de resposta e clareza. É esse atendimento que você vai depender se algo der errado.
Você consegue achar as informações facilmente? Ver seus extratos, rendimentos, investimentos.
Dá pra transferir dinheiro pra corretora por Pix?
Caso contrário, você vai ter que fazer TED ou DOC. Se o seu plano do banco não tiver TED e DOC grátis, você vai perder dinheiro nas taxas.
Tem conta corrente?
Contas de corretoras que são APENAS CORRETORAS não são protegidas pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito – ele garante seus investimentos em até R$ 250.000,00 por CPF caso algo de errado e a corretora venha a quebrar).
Recentemente aconteceu um movimento de corretoras oferecendo serviço de banco digital, então é mais fácil encontrar do que já foi antes, além da conveniência de ser uma conta bancária e ter, portanto garantia do FGC.
Ex: ModalMais começou como corretora e criou banco depois. Banco Inter começou como banco digital e depois expandiu para investimentos.
Você consegue encontrar CDBs de liquidez imediata que paguem no mínimo 100% do CDI?
o O investimento mais necessário para reserva de emergência. Poucas corretoras têm esse tipo de investimento.
Quanto cobra nas operações de renda variável?
É muito importante saber as taxas administrativas e de corretagem da sua corretora para os diferentes investimentos.
Lembrando que taxa em renda fixa também é chamada de “Taxa de Custódia”, pouco diferente duma taxa de administração por “cuidarem” do seu investimento.
ATENÇÃO: o Banco Central tem um RANKING dos bancos e corretoras (www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/rankingreclamacoes) que mais tem reclamações na ouvidoria do próprio BC, então isso é um crivo importante para sua decisão de onde investir.
Caro leitor espero ter ajudado você a entender um pouco mais sobre o que é importante no momento da escolha da sua corretora, lembre-se ela vai cuidar do seu dinheiro e com dinheiro não se brinca!
Meu carinho de sempre e até a próxima.
iara@viziaoptica.com.br
Consultora de Varejo