Pesquisar
Close this search box.

Criatividade! Novas Tendências! Economia Colaborativa! por Iara Cristina Bussolotto

Queridos leitores falar de criatividade em época de crise é falar em sair da zona de conforto. Por isso, quero abordar a ideia de Economia Colaborativa, considero está a grande sacada criativa da última década e que já funciona muito bem em outros países e começa a ganhar força no Brasil, especialmente em grandes centros.

Economia colaborativa?

De uma forma simples, é quando as pessoas deixam de comprar coisas novas e passam a alugá-las de pessoas que as têm e não estão usando, assim como você também, alugará as coisas que têm e não está usando!

Citarei alguns exemplos para clarear a ideia e quem sabe plantar esta semente na nossa comunidade, especialmente entre os jovens, pois observo praticarem o desapego de uma forma mais natural. Eles já entenderam que a cultura de posse não existe mais como forma de status; ouço entre eles o termo  “pura ostentação”. A nova geração fala em minimalismo, mas isto será tema para a próxima coluna! 

TEM AÇÚCAR 

É uma plataforma de compartilhamento de objetos. Imagine que você precise de uma furadeira, você entrará no aplicativo TEM AÇÚCAR e localizará uma furadeira para alugar perto de você, usa e devolve. Você não precisa de uma furadeira, e sim de um furo.

DOG HERO 

Não é apenas no nível das coisas que a comunidade colaborativa funciona, mas também com estas pessoas apaixonadas por animais que se tornam cuidadores, quando a família do bichinho precisa viajar ou algo deste tipo, e os animais ainda têm direito a suporte e garantia veterinária. 

Fleety 

Que tal alugar o seu carro que está toda semana parado na garagem, porque você usa somente nos fins de semana? A renda ajudará a pagar o seguro, IPVA e manutenção.

UBER, AIRBNB , BlaBlaCar 

São outros exemplos de sucesso no Brasil. Na cultura colaborativa você também pode alugar bicicletas, vestidos chiques e de marca para um evento, pois nesta nova maneira de economia o acesso é mais importante do que a posse e todo mundo pode ser fornecedor e consumidor ao mesmo tempo.

A Economia Colaborativa acontece no mundo todo para dar chance para o novo, economizar um dinheirinho, otimizar espaços e abrir novos relacionamentos, e com isto, quiçá,  aumentar nosso senso de HUMANIDADE!

E se você tem dúvidas sobre a seriedade e confiança, esqueça, pois, o mecanismo de medir as pessoas envolvidas neste processo, tanto para os usuários compradores quanto fornecedores, é o mais novo “boca a boca virtual”, o sistema de reputação por estrelas, que determinará se você continuará ou não neste mercado, por isto a importância de sempre avaliar.

Compartihe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Pinterest
portrait-of-handsome-male-builder-laughing-infront-Q8N7DXV.jpg
Join our newsletter and get 20% discount
Promotion nulla vitae elit libero a pharetra augue