Arquitetura & natureza
O que inspira é a forma como se busca a referência. Dell Anno apresenta a campanha 2022: Singular. O conceito é todo norteado a partir da conexão e intervenção do homem no design de mobiliário, fazendo referência ao olhar e talento do arquiteto Português Álvaro Siza, como uma homenagem.
Luxo, arte, significado e pertencimento, assim nasce o diálogo da nova proposta da marca. A Dell Anno é reconhecida por expressar em seu DNA a forte conexão entre arquitetura, arte e moda e por atuar com um posicionamento forte e nórdico, voltado ao público exigente em comportamento e estilo, no conceito de “vestir a casa”.
Intitulada Singular, a campanha estabelece um paralelo com o trabalho sublime do arquiteto português, ao mesmo tempo em que homenageia seu legado de simplicidade e sofisticação, o tornando reconhecido mundialmente, bem como uma grande influência arquitetônica da atualidade.
O diretor de Marketing da Dell Anno, Edson Busin, conta que a motivação da homenagem surge a partir de um encontro com o profissional, durante a gravação de um documentário. “A dedicatória surge tanto por sua genialidade quanto pela conexão de seu trabalho com os valores que guiam o posicionamento Dell Anno. No escritório de Álvaro, duas gravuras na parede desenhadas por ele à mão de forma despretensiosa, trazem uma provocação da relação do homem com a pedra. Nas gravuras, ora o homem domina o elemento, ora se deixa dominar por ele, remetendo ao seu próprio processo evolutivo”, relata.
Muito presente no trabalho de Siza, as conexões simples e sistêmicas da arquitetura como um todo foi o fio que conectou todo conceito da campanha Singular. “Queríamos trazer a fala e o olhar pessoal do arquiteto sobre o mundo. O pano de fundo é uma obra icônica de Álvaro Siza executada em solo brasileiro: o edifício do Museu Iberê Camargo, na cidade de Porto Alegre. Dentro do espaço, vemos uma cozinha representada em duas peças minimalistas e contemporâneas de mobiliário Dell Anno. Cuidadosamente colocadas, elas dialogam com o entorno em leveza de formas, ângulos, materiais e luzes, criando uma só linguagem, elevando-se ao estado da arte. De um grande bloco de pedra emerge a ilha central onde vemos o produto que materializa a homenagem da marca ao arquiteto: novas frentes de mobiliário com aplicação em pedra”, pontua Edson.
Quando a pedra lapidada pelas mãos do homem, evolui de forma linear e torna-se uma bancada, atinge a condição de mobília, tornando-se elemento contemporâneo na decoração. A composição é complementada, ainda, por um armário em estrutura metálica e vidro que transborda leveza e evidencia um dos efeitos mais valorizados por ele: a luz.
A narrativa visual da campanha encontra também conexão com os valores da marca Dell Anno ao ampliar a visão sobre a obra do Iberê Camargo, dando vida a cada ângulo e detalhe da arquitetura. “É possível sentir a presença marcante do traço de Álvaro Siza que sempre foi um grande apreciador de esculturas, e imprime em suas obras esse mesmo caráter escultórico, guiado pelo uso abundante de pedra e concreto”, declara.
O arquiteto se revela na forma simples de conceber as composições, a busca pela eliminação dos excessos e a necessidade de se explorar ao máximo os materiais e elementos. Além disso, Siza é um obstinado pela relação entre a obra e a natureza. De influência minimalista e modernista, suas obras se caracterizam pelo forte diálogo com o entorno, se inserem no ambiente sem nenhuma imposição, com a leveza de quem se adaptou ao meio, sem pretensão de domínio, demonstrando uma sensibilidade.
Saiba mais sobre Álvaro Siza
Um dos grandes nomes mundiais da arquitetura e urbanismo moderno e um dos mais importantes profissionais na história da arquitetura em Portugal. No auge de seus 89 anos, sua assinatura pertence há uma centena de obras de vários lugares do mundo, tendo entregue seu primeiro projeto arquitetônico em 1954, antes mesmo da conclusão de seus estudos na Escola de Belas Artes da Universidade do Porto, desenvolvendo quatro casas em Matosinhos, sua cidade-natal.
Em seu currículo, Álvaro teve a oportunidade de trabalhar com Fernando Távora, arquiteto e professor apaixonado, trabalhou em instituições como Harvard, Universidade dos Andes, Politécnica de Lausanne e Universidade do Porto, durante sua vida. Em 1992 Álvaro Siza alcançou a premiação máxima da arquitetura – o Prêmio Pritzker.
Dell Anno pelo mundo
Marca mais antiga da indústria gaúcha Unicasa Móveis, a Dell Anno é também a marca premium da empresa. Seu posicionamento orbita em torno da arquitetura de alto padrão. Suas pesquisas e movimentos de produto buscam inspiração no estilo contemporâneo, minimalista e sofisticado de se viver. Além disso, busca humanizar os ambientes através de composições entre madeira, lacca, vidro, pedra, e leitura de tecidos, onde moda, arte e decoração convergem em conceitos semelhantes de cores, texturas e formas geométricas.
Com centenas de opções de acabamentos e acessórios combinados com a mais moderna tecnologia de aplicação, a Dell Anno possui uma ampla gama de soluções personalizadas para todos os ambientes.
Próxima de completar 40 anos em operação no segmento de planejados, a Dell Anno evoluiu como uma marca sólida, totalizando cerca de 80 lojas exclusivas no Brasil e em 10 países diferentes, em potencial marcante nos Estados Unidos. No seu portfólio contempla os desejos dos consumidores em termos de um viver sofisticado para qualquer parte do mundo.