Você chega numa ilha isolada. No cais, segue o caminho até o alto de ummorro. Chegando lá em cima, você é contagiado por uma imagem única. Umaigrejinha e uma enorme árvore. Debaixo de sua generosa sombra, crianças fazemaula de capoeira ao som do berimbau. Caminhando mais à frente, um nativo passacom três lagostas, resultado da pesca do dia. Essas são algumas visões quevimos neste lugar surreal: Morro de São Paulo, o caribebrasileiro.
Localizado a 60 km de Salvador/BA, península de Tinharé. No local nãotransitam carros, o acesso é bem restrito. Para quem vem de Salvador pode fazero transfer de catamarã, que são duas horas de viagem, ou via semi-terrestre,barco/lancha e carro. O catamarã é mais rápido, porém, o mar é ali costuma seragitado, desaconselhável para quem sofre com enjoos. Neste caso, opte pelosemi-terrestre.
Para quem vem de avião desde Porto Alegre é aconselhável que fique pelomenos a noite de ida e volta em Salvador, para que a viagem não se torne cansativa.
Bem, vamos ao que interessa: a magnífica Morro de São Paulo! As praiassão sequenciadas, primeira, segunda, terceira e quarta praia.
Na primeira praia é onde está localizado o porto de chegada, local comuma vista incrível e um pôr do sol entre os mais lindos do Brasil. Na segundapraia estão localizados restaurantes e comércio local, onde se encontramexcelentes opções de pousadas, desde as mais simples, até as mais luxuosasestilo boutique. Nestas duas primeiras praias é que se concentra a vida noturnana ilha, onde o acesso é feito tranquilamente a pé.