Iniciativa do Sindmóveis em parceria comApex-Brasil posiciona fornecedores da indústria moveleira no mercadointernacional desde 2006
Em 2020, os valores em dólares das exportaçõesdas empresas apoiadas pelo Projeto Orchestra Brasil de promoção das exportaçõescresceram 15% em relação ao ano de 2019 em um contexto o qual as exportaçõesbrasileiras em geral, dos mesmos produtos, cresceram 7,6% no mesmo período.Isso significa que o desempenho é superior ao das empresas brasileiras nãoapoiadas e que fabricam os mesmos produtos. O Projeto Orchestra Brasil apoia ainternacionalização de fornecedores da indústria moveleira, como fabricantes decomponentes e tecnologias, e é realizado por meio de uma parceria entre oSindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) e aAgência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Atualmente, participam do projeto mais de 50empresas de insumos, componentes, acessórios, químicos, máquinas, ferramentas esoftware – e pelo menos 50 dela são exportadoras, negociando com um total de 98países. No ano passado, apesar das dificuldades fronteiriças decorrentes dapandemia, 29 empresas apoiadas abriram novos mercados e 22 exportaram pelomenos um novo produto.
O presidente do Sindmóveis, Vinicius Benini,explica que faz parte da visão global da entidade promover a cadeia de móveiscomo um todo. Segundo ele, a importância do Projeto Orchestra Brasil se dá noposicionamento e competitividade do setor moveleiro, uma vez que são osfornecedores que trazem a tecnologia e inovação pra dentro da indústria demóveis. “Um bom posicionamento das diferentes pontas da cadeia reflete emmelhores resultados para a indústria moveleira em si”, pontua.
Sobre o Projeto Orchestra Brasil
O Projeto Orchestra Brasil existe desde 2006 epromove a inserção competitiva de fornecedoras do setor moveleiro no mercadointernacional. Para isso, são promovidos estudos de mercado; missões comerciaise prospectivas; ações individuais; Projetos Comprador, e Imagem, além daparticipação nas principais feiras mundiais do setor. Os mercados prioritáriospara o próximo convênio são Argentina, Colômbia, Estados Unidos, México e Peru.Os secundários são Alemanha, Guatemala, Reino Unido, Angola, África do Sul,Bolívia, Canadá e República Dominicana.
O objetivo do Orchestra Brasil é posicionarpositivamente esse segmento no mercado externo, elevando a percepção de valor ea competitividade brasileira. Esse elo é fundamental para aumentar acompetitividade da indústria como um todo: estima-se que 70% do valor daprodução de móveis passa pelos insumos e consumo intermediário do setor.Do total da produção de móveis, 46,7% são componentes.