Pesquisar
Close this search box.

Evento estreia fora do Brasil aberto para o mundo

Do Brasil para o Chile, terceira edição acontece dia 5 de julho reunindo enólogos da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Peru e Uruguai

Imagem: Divulgação ABE

Lançado durante a pandemia, numa iniciativa da Associação Brasileira de Enologia (ABE), juntamente com enólogos da Argentina, Bolívia, Chile, Peru e Uruguai, o Directo del Viñedo Vendimia em Latinoamerica terá sua primeira realização fora do Brasil. Desta vez, o estúdio será montado no Chile, onde o coordenador, uruguaio Fernando Pettenuzzo, fará a mediação que envolverá 11 profissionais. O evento é aberto ao público com transmissão pelo canal do Youtube da Associação de Enólogos da América (AEA). A participação é gratuita, mas requer inscrição prévia pelo link https://enologosdeamerica.com. O encontro está marcado para o dia 5 de julho, às 19h, horário de Brasília.

Os enólogos Carmen Robatty e Claudio Martin (Peru), Cristian Sepúlveda e Cynthia Ortiz Vidal (Chile), Daniel Cis e Mariana Meneguzzi (Uruguai), Miguel Ángel Navarro e Juan Arizu (Argentina), Nelson Sfaricich e Mercedes Granier (Bolívia) e Vagner de Vargas Marchi (Brasil) compõem o quadro de profissionais. Todos estarão participando presencialmente no estúdio montado em Santiago, no Chile.

Para o presidente da ABE, enólogo Ricardo Morari, este é mais um projeto que nasceu desafiado por uma pandemia global e que deu certo. “O Directo del Viñedo veio para ficar. Com ele, fortalecemos a Enologia e a Viticultura, tudo em prol do vinho. Promovemos a cultura do vinho independente de sua nacionalidade, porque entendemos que o mundo do vinho não tem fronteiras”, destaca.

A proposta fortalece e promove a vitivinicultura latino-americana, mostrando a diversidade e a qualidade da produção em cada país, especialmente em relação a investimentos nos vinhedos e como isso reflete diretamente na excelência dos vinhos. Se por um lado o encontro oportuniza a troca de experiências no ambiente técnico, por outro dá subsídios aos consumidores, antecipando tendências e tipos de produtos que irão chegar ao mercado daqui para frente. O evento tem o patrocínio de Canal del Vino, Della Toffola, DGH DecoraChic, Grupo Altasur, Hotel Plaza Santiago, Laffort e TN Coopers. Na realização, Consejo Profesional de Graduados em Enología, Asociación Nacional de Enologos de Bolivia, Associação Brasileira de Enologia (ABE), Asociación Nacional de Ingenieros Agrónomos Enólogos de Chile, Cámara de Comercio, Industria y Turismo de ICA e Asociación de Enólogos del Uruguay.

O evento estreou em 2021 no digital e foi criado de forma inédita por enólogos destes seis países durante a Pandemia do Coronavírus. O resultado foi tão positivo que motivou o grupo a dar continuidade, que seguiu em formato híbrido com os enólogos participando presencialmente no estúdio de forma remota diretamente de seus países de origem.

QUADRO DE ENÓLOGOS DO DIRECTO DEL VIÑEDO 2023 EM LATINOAMERICA

ENOLOGIA

Carmen Robatty (Peru)

Cristian Sepúlveda (Chile)

Daniel Cis (Uruguai)

Miguel Ángel Navarro (Argentina)

Nelson Sfaricich (Bolívia)

Vagner de Vargas Marchi (Brasil)

VITICULTURA

Claudio Martin (Peru)

Cynthia Ortiz Vidal (Chile)

Juan Arizu (Argentina)

Mariana Meneguzzi (Uruguai)

Mercedes Granier (Bolívia)

Vagner de Vargas Marchi (Brasil)

Compartihe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Pinterest
portrait-of-handsome-male-builder-laughing-infront-Q8N7DXV.jpg
Join our newsletter and get 20% discount
Promotion nulla vitae elit libero a pharetra augue