Presidente Maria Lucia Gava Severa detalha conquistas do voluntariado
Com mais de 45 anos de atuação motivada pela solidariedade e pelo compromisso de fazer bem ao próximo, a Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves compartilha seu case de voluntariado durante o 54º Encontro Estadual da Liga Feminina de Combate ao Câncer no Rio Grande do Sul. A programação ocorre em 29 de junho, com atividades durante todo o dia, no hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre.
Nessa oportunidade, a presidente da entidade local, Maria Lucia Gava Severa, detalha como é a rotina de serviços e atendimentos no recém reestruturado Centro Assistencial Andressa Zietolie, onde estão centralizadas as práticas administrativas de atendimento aos pacientes e familiares, com doação de exames, suplementos alimentares, cestas básicas, produtos de higiene pessoal e doméstica, entre outros, bem como o empréstimo de acessórios (perucas, bengalas, muletas, andadores, cadeiras de banho e de rodas e colchões). É ali também que a Liga de Combate ao Câncer faz a acolhida de pacientes em tratamento e seus familiares, oferecendo uma estrutura física diferenciada e cheia de facilidades – e, sobretudo, cuidados humanizados.
À frente da entidade desde 2009, Maria Lucia contará às voluntárias de todo estado como a rede de apoiadores construída no município e região faz da entidade um centro de apoio fundamental para o enfrentamento da doença. “São mais de 27 anos como voluntária e 13 na coordenação da Liga. Ao longo desse período, fomos colecionando conquistas graças à ajuda de inúmeras pessoas – afinal, a Liga é movida por várias mãos. Somos formados por voluntários comprometidos e que assumem postos carregados de responsabilidade, pelo fato de trabalharmos com a vida. Me sinto muito honrada em estar à frente de uma entidade tão relevante em nosso contexto social”, destaca.
Outro ponto importante da apresentação serão as ações de conscientização e campanhas temáticas de informação e orientação promovidas pela entidade, como as iniciativas ‘Eu Cuido do que é Meu’, ‘Compartilhe Vida’, ‘7 Sinais’, ‘Outubro Rosa’, ‘Novembro Azul’, entre outras, e projetos de sucesso como a comenda ‘Eles na Cozinha’, jantar que chega a sua 23ª edição em julho deste ano convidando a comunidade a exercitar a solidariedade e ajudar a viabilizar o trabalho da entidade. “Temos muitas passagens bem-sucedidas que mostram o poder transformador do voluntariado, e é com muito orgulho que compartilhamos um pouco do que vivenciamos ao longo dessa caminhada, felizes pela possibilidade de inspirarmos mais pessoas a nos acompanharem nessa missão”, diz Maria Lucia. Voluntários da entidade também acompanharão o encontro na capital gaúcha.