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Nos primeiros 10 dias, estrutura temporária do Tacchini atendeu 161 casos respiratórios

No dia 21 começou a entrar em funcionamento uma estrutura temporária erguida em frente ao Pronto Socorro do Hospital Tacchini. Criada com a missão de atender com mais agilidade e segurança os associados Tacchimed que chegam à instituição com sintomas respiratórios condizentes aos casos confirmados de COVID-19. Em 10 dias de trabalho, foram contabilizados 161 atendimentos. 

 

A maioria dos casos foram considerados leves e as pessoas foram orientadas a retornar ao isolamento domiciliar, seguindo as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS). Os quadros que apresentaram qualquer fator de risco durante a avaliação da equipe médica foram encaminhados diretamente ao quarto, onde passaram a receber os cuidados necessários. 

 

COMO FUNCIONA 

 

No novo modelo, chamado de Fast Track, um enfermeiro fica posicionado em frente à estrutura recebendo os pacientes. Os casos sem sintomas respiratórios são encaminhados para o Pronto Socorro, já aqueles que apresentarem febre, tosse, coriza e/ou falta de ar recebem uma máscara e são encaminhados para a nova estrutura.

 

Do lado de dentro, o primeiro passo do paciente é uma triagem resumida, com medição de frequência cardíaca, frequência respiratória, saturação e temperatura. Simultaneamente é aberto o boletim de atendimento. Em seguida, ele é encaminhado a um dos 4 consultórios (3 adultos e 1 pediátrico) montados na mesma estrutura, onde é realizada a avaliação e o encaminhamento para isolamento domiciliar ou internação. 

 

ATENDIMENTO AOS ASSOCIADOS TACCHIMED

 

Cabe ressaltar que a estrutura foi montada para receber pacientes nos mesmos moldes do Pronto Socorro. Ou seja, o atendimento é realizado preferencialmente para associados do plano de saúde Tacchimed, recebendo pacientes oriundos do Sistema Único de Saúde (SUS) apenas em caso de urgência. 

A porta de entrada para pacientes SUS com sintomas respiratórios é o ambulatório de campanha, localizado junto à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município, no bairro Botafogo.  

 

ANTES DE IR AO HOSPITAL, LIGUE

 

O sistema de saúde está organizado para oferecer orientações por telefone. Portanto, antes de comparecer o Pronto Socorro, os pacientes do SUS devem buscar orientações pelo (54) 3055-7017/ 3055-7029 e WhatsApp pelo (54) 99267-1675. Já os que possuem plano de saúde Tacchimed têm à disposição o (54) 3455 4333 ou o WhatsApp (54) 9.9256 1756.

 

O atendimento remoto é tão eficiente e ágil quanto o atendimento presencial. A diferença é que você não precisa sair da quarentena para realizar sua consulta. Além disso, ajuda a manter o Pronto Socorro livre para receber casos de maior gravidade ou urgência. 



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