Pesquisar
Close this search box.

Proamb amplia atuação para coprocessamento de resíduos líquidos

Material vira combustível para indústriacimenteira

 

Empresas geradoras de resíduos líquidos inflamáveis contamcom um novo serviço oferecido pela Proamb: além da destinação correta, ochamado coprocessamento de líquidos transforma esses materiais em combustívelpara os fornos de cimenteiras, promovendo, ainda, sua eliminação total do meioambiente. O resíduo é utilizado como substituto energético nos fornos, assimcomo no serviço de coprocessamento de resíduos sólidos, oferecido de formapioneira no Rio Grande do Sul pela fundação de Bento Gonçalves.

Os resíduos líquidos são transportados em cargasconsolidadas, geralmente de 15 ou 30 toneladas, diretamente às cimenteiras. Lá,são injetados diretamente no forno em substituição ao coque de petróleo. Paraque isso aconteça, explica a engenheira ambiental Carolina Pereira, énecessário um estudo técnico do material. Às empresas, são solicitados ofluxograma do processo de geração e a ficha de emergência para melhorconhecimento do produto. “Alguns solventes, por exemplo, têm ponto de fulgorbaixo, ou seja, numa temperatura ambiente o resíduo libera vapores inflamáveis,bastando apenas uma fonte de ignição para que haja a ocorrência de um incêndioou de uma explosão”, diz Carolina.

Depois disso, com uma amostra colhida do material, sãorealizados nove tipos de testes antes de a carga ser transportada. “Analisamoso poder calorífico inferior, questões do cloro, dos metais, dos pontos defulgor, entre outros. O material precisa atingir vários parâmetros para poderser utilizado nos fornos como substituto de combustível”, comenta aprofissional da Proamb. Outra preocupação é com a própria carga. Embora acontratação da transportadora seja incumbência da empresa geradora do resíduo,a Proamb é corresponsável pelo deslocamento do material. Por isso, ela realizauma auditoria na transportadora, para certificar que disponha de seguro ambientale atenda à legislação vigente do transporte de cargas perigosas.

Atendidos todos os requisitos, a utilização desses resíduoslíquidos com poder calorífico nas cimenteiras traz um grande ganho para asempresas que os geram, como refinarias e indústrias químicas, de solventes, detintas e de plásticos. “A partir do momento que esse material é enviado para aqueima em cimenteiras, ocorre a eliminação do material e, consequentemente, dopassivo”, pondera a engenheira.

 

Sobre a Proamb

Líder em soluções ambientais no Rio Grande do Sul, a Proambse notabiliza por oferecer toda a gama necessária de serviços no segmentoambiental, por meio de suas seis unidades de negócios. Sua unidade de Energia,em Nova Santa Rita, é a estrutura com a maior capacidade instalada de produçãode combustível derivado de resíduo para coprocessamento do Rio Grande do Sul,tendo a maior capacidade de processamento da América Latina de resíduosindustriais. Sua atividade é certificada pela ISO 9001 e abrange toda a regiãoSul do Brasil.

Outra importante unidade da Fundação Proamb é a Central deDisposição de Resíduos, em Pinto Bandeira, que conta com estrutura diferenciadadentro do setor ambiental, atuando de forma segura e eficaz desde 1999.Certificada com a ISO 14.001, é referência no Brasil pelo rigor de controles eoperação.

A Fundação Proamb também presta serviços de Engenharia eConsultoria às empresas, com soluções completas que contribuem para ocrescimento dos parceiros por meio da gestão ambiental. Ampliando sua estruturapara monitoramento, em 2018 a Proamb implantou o Centro de Análises Ambientaisem Bento Gonçalves. Cadastrado na FEPAM e reconhecido na norma ISO IEC 17025,opera plenamente com estrutura laboratorial completa, alta tecnologia e equipede técnicos experientes para analisar águas e efluentes. Além disso, realiza emBento Gonçalves a FIEMA BRASIL, o mais importante encontro ambiental da regiãoSul.

 

Compartihe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Pinterest
portrait-of-handsome-male-builder-laughing-infront-Q8N7DXV.jpg
Join our newsletter and get 20% discount
Promotion nulla vitae elit libero a pharetra augue