No último domingo, dia 20, o Hospital Tacchini deu mais um passoem direção ao seu centenário. Em meio a uma pandemia, em que boa parte dasestruturas de saúde do mundo enfrentam seus maiores desafios, a instituiçãocompletou 96 anos de cuidados e valorização da vida.
Fundado em 1924, oHospital Tacchini surgiu da necessidade de uma estrutura que pudesse abrigarequipamentos e remédios que dessem ao médico italiano, Bartholomeu Tacchini, ascondições de trabalho para atender a população. Resultado da união dacomunidade bento-gonçalvense, o primeiro prédio do complexo hospitalar foiconcluído em 1927.
Nestes96 anos de história, o Hospital Tacchini passou por incontáveis ampliações emodernizações. A partir da década de 1980, outros serviços de saúde foramcriados e incorporados, como o Plano de Saúde Tacchimed, as FarmáciasTacchimed, o Hospital São Roque, a Casa de Repouso Elisa Tramontina, oInstituto Tacchini de Pesquisa em Saúde e o Instituto do Câncer, dando origemao Tacchini Sistema de Saúde.
Maisdo que a estrutura física, o hospital conseguiu reunir à sua volta pessoasdedicadas a cuidar da saúde do próximo. Atualmente, o complexo possui cerca de2.200 colaboradores ativos. Entre eles, estão os 265 médicos de 53especialidades diferentes, que formam o Corpo Clínico do hospital.
Apenasno último ano, o Tacchini recebeu mais de 14 mil internações e hospital-dia(assistência intermediária entre a internação e o atendimento ambulatorial,para realização de procedimentos clínicos, cirúrgicos, diagnósticos eterapêuticos, que requeiram a permanência do paciente na Unidade por um períodomáximo de 12 horas). No Pronto-Socorro, foram mais de 76 mil atendimentosem 2019, com 4.816 atendimento classificados como de emergência ou muito graves.Destes, 98,8% dos pacientes tiveram suas vidas salvas.
“Até a chegada de seucentenário, o Tacchini tem novos e importantes passos a serem percorridos, jádescritos em um planejamento estratégico com ações definidas até 2025. Acriação de um novo hospital vai acompanhar a demanda gerada pelo crescimento edesenvolvimento da região, ampliando serviços e criando condições ainda maisfavoráveis para que o Tacchini continue cumprindo com excelência o objetivopelo qual o hospital foi formado há 96 anos: melhorar a saúde de todos”,descreve o superintendente do Tacchini, Hilton Mancio.