Quando pensamos em manter em nossas casas algumas plantas ou flores devemos lembrar também da importância do verde em nossas vidas. Para compreendermos esta relação do verde com homem é importante conhecer os benefícios da cor verde e das próprias plantas para a nossa saúde.
A cor verde em primeiro lugar nos lembra natureza, portanto nos acalma e nos proporciona uma sensação de paz e de alívio de stress. Devido a esta associação também simbolizar vida, renovação, esperança, saúde, crescimento, harmonia, leveza e descanso. Estar, por exemplo, em um local arborizado em dias quentes de verão nos traz o alívio necessário das altas temperaturas. Atualmente esta cor também está fortemente ligada a sustentabilidade, pois representa uma conscientização ambiental. Produtos, por exemplo, ecologicamente corretos, tem o selo verde. O texto a seguir específica esta regulamentação através da ABNT:
Promove a redução de desperdícios e otimização dos processos;
Demonstra ao mercado que sua empresa está preocupada com as próximas gerações;
Promove a preservação do meio ambiente, através da diminuição dos impactos negativos;
Permite o enquadramento nas exigências de Licitações Sustentáveis;
Voltando a nossos ambientes residenciais e comerciais, algumas dicas:
– Prefira sempre plantas naturais, no entanto apenas algumas conseguem sobreviver em espaços fechados – alguns exemplos: raphis, pau d’água, algumas bromélias, as plantas suculentas, samambaias, entre outras;
– Estas plantas precisam de luz, portanto o ideal é que estejam posicionadas perto de janelas; em floreiras de prédios o construtor (ou arquiteto responsável) deve lembrar de instalar um ponto de água para a irrigação permanente; é bom evitar ter plantas naturais nos dormitórios, pois de dia produzem oxigênio e a noite fazem a troca e expelem gás carbônico nocivo a nossa saúde;
– Lembrar de podar com frequência e adubar a terra (ou então fazer a renovação da terra anualmente);
– A água é fundamental para preservação, não somente molhando com frequência mas também lavando as folhas do pó.
– Quem pode instalar um sistema de compostagem com as cascas de frutas e restos de verduras cria um adubo natural de grande valor, não somente para as suas plantas mas no incentivo ao descarte de lixo orgânico, auxiliando portanto o meio ambiente.
*Fonte:www.abntonline.com.br/sustentabilidade/Rotulo/Default
Para a base destas plantas domésticas existem inúmeras possibilidades de cachepôs, um dos mais interessantes são os vasos invertidos onde a água é colocada na parte superior do vaso que fica suspenso. E também os pequenos vasinhos de vidro para o plantio de pequenas suculentas. A grande diversidade de possibilidades permite que além dos benefícios do verde, possamos decorar os ambientes com lindos recipientes. No entanto, é preciso lembrar que nossas plantas e flores são seres vivos que necessitam de cuidados semanais para que fiquem sadios e exuberantes.