Pesquisar
Close this search box.

A criatividade como estratégia empresarial | por Aline Agatti

Sea necessidade é a mãe da invenção, podemos dizer que a criatividade também fazparte da família. Você concorda?

 

Dessaforma descontraída, convidamos algumas pessoas para compartilharem conoscoquais são as suas “estratégias” para estimular a criatividade no seu dia a diae nos negócios.

 

Confirmamas respostas:


“Minhacriatividade parte primeiramente pelo amor que sinto ao meu trabalho. Emsequência, o desejo de vivenciar a experiência de ser o próprio cliente daminha empresa, isso automaticamente faz com que eu desenvolva novidades emelhorias sempre!”

 

SuelemFabbris Buza – Eliane Spa da Beleza


“Estimulo minha criatividade acompanhando profissionais de outras áreas (comoarquitetos, designers, fotógrafo), assisto também programas/séries que não temnada a ver com meu trabalho, com isso vejo como tal situação pode se aplicar naminha empresa, inovando na apresentação, no produto final ou até mesmo noatendimento.”

 

FernandaCarniell – Romana Decorações e Vegettaria


“Pensocomo o cliente, usando a experiência dele para novas soluções. Avalio comoposso SERVIR para o meu cliente, isto é, como ser relevante para ele. Buscoagir mesmo com medo. Reduzi o medo aceitando que meu negócio poderá mudar em decorrênciadas novas ações. Busco estar sempre ‘hackeando’ meu negócio. Isto é, impondonovos desafios a ele para não cair no mais do mesmo”.

 

MelissaPoletto – Poletto Soluções em Gestão

 

“Basicamenteeu leio MUITO. Principalmente sobre criatividade, que aliás, é o meu tema deleitura favorito. Além disso, no meu dia a dia de trabalho eu formulo hipótesesdo que estou trabalhando, vou reunindo essas ideias, e muitas vezes de duas,sai alguma outra.”

 

JulianaZancan – JZ Mídia

 

“Buscoinspiração em leituras, filmes e até em outras áreas, o ontato com a naturezame inspira. Viver experiências diferentes me inspiram também, comer emrestaurantes diferentes, viajar, alguma aventura. Ouvir opiniões de outraspessoas, seja ela direta ou indiretamente sobre o meu produto, faz pensar ementregar algo em um formato diferente.”

 

SimaraRosalem – Café com Arte Bistrô / Dale Carnegie

 

 

“Praestimular minha criatividade eu costumo: participar de eventos fora da minhaárea profissional, ler todos os dias por no mínimo 15 minutos, frequentarlugares diferentes dos que minha profissão exige, observar pessoas que tiveramresultados melhores que os meus até então, fazer todos os dias atividades demaneiras diferentes. Não sou boa com Scripts, sempre mudo alguma coisa.”

 

JulianaRebellatto Locatelli – Hartmann Burmeister Advocacia

 

 “Acredito que a criatividade é construídaatravés da experiência, treinando o olhar e deixando a mente aberta e livre.Conhecer, presencial ou virtualmente, novos lugares, cidades, restaurantes,vitrines – tudo serve para inspirar!”

DanielaLuzani – Mimos Festejar com Amor

“Estousempre à procura de novas soluções, novas ideias, novas formas de trabalhar oque já faço e conheço. Procuro manter o bom humor, noto que isso me ajuda aperceber mais possibilidades. Quando me sinto bloqueada, respiro, dou uma caminhadaou começo outro trabalho para depois retornar o processo que ficou em pausa.”

 

MoniqueBerté – Todeschini S/A – SPA Bicho Feliz


“A criatividade para mim tem um grande estímulo com escapes durante o dia paraatividades ‘automáticas’ que libertam a mente de pressões cotidianas, como porexemplo dirigir, lavar a louça ou tomar um banho. Muitas vezes marco reuniõescom deslocamento para o meio da tarde pois funciona como uma pausa para océrebro e sei que na estrada a criação fluíra.”

 

FernandaPruinelli – Studio FAV

 

“Pramim a criatividade é um estado de espírito. E na OffWhite, a criatividade é opilar principal do design de experiência. É um exercício diário pela busca donovo.  É treinar o olhar para ver além,sem limites. É viajar pelo mundo com a mente aberta. Criatividade é cultura, ébagagem, é vivência. Você não explica, ela floresce. E para ser criativo, vocêprecisa ser otimista acima de tudo, pois quem acredita que as coisas não podemser diferentes e/ou processos podem ser melhorados, não conseguirá ir além. Acriatividade e a curiosidade são inseparáveis e andam lado a lado. Pra mim,criatividade é isso!”

 

PatríciaFior Postingher – Offwhite

 

“Levoem consideração as necessidades de comunicação dos meus clientes para traçarestratégias individuais que vão ao encontro de seus interesses! Me mantenhoinformada para trazer ‘o mundo real’ no ‘ambiente virtual’ e assim tornar acomunicação mais humana e consistente. Me coloco no lugar do cliente do meucliente e descontruo a situação, me perguntando: o que preciso saber destenegócio? Passo um, dois, três cafés, ouço uma playlist, faço um coque nocabelo, passeio por algumas redes sociais e bora lá!”

 

AndiBoaro – Studio Elefante

 

 

“Eugosto muito de pensar no que seria lindo, saboroso e dentro do possívelsaudável paras pessoas receberem. Porque a alimentação não serve só para ocorpo, mas para a mente e alma.”

 

JocéliaCagliari – Alimentos Artesanais

 

 “Atualmente descobri algumas ferramentas queme ajudam demais no processo criativo: yoga e meditação. Diariamente reservo 1hora do meu dia para essas práticas e sinto que ao acalmar minha mente, consigoser mais produtiva e criativa. Quando priorizamos o nosso bem estar interno,lindas coisas refletem no nosso externo.”

 

CatherineNicolao Tedesco – Le Petit Sablet

 

“Pramim o processo criativo acontece de forma bastante involuntária, já ouvi dealgumas pessoas que ele tá no meu DNA, talvez por eu ser uma pessoa bastantecuriosa, por ter ótimas referencias de pessoas, de ambientes, de serviços, deexperiências.”

 

AdrianaAriotti – Adriana Ariotti Estética

 

Estamosestudando sempre, ampliando repertório. Colocar música durante o processo criativo.Meditar. Liberdade de horário, poder sair e voltar quando der. Fazer paradaspra respirar. O ócio também entra, cafés com parceiros sem necessariamente umassunto específico. E também procuramos não nos sabotar, podar as ideias. Pelofato de sermos 3 pessoas bem diferentes ajuda, complementa as ideias.

 

OrthaBranding – Daiane Baldo, Daniela Bernardi, Laís Vignatti

 

Omeu conselho é prestar atenção ao que acontece em outros segmentos e atémercados diferentes do seu. Observar a forma como as ações são desenvolvidas eentender se e como podem ser aplicadas ao seu negócio. Importante: não façanada que descaracterize o seu negócio ou a sua essência. Isso poderá confundiro seu público, o que não é recomendado.

 

Eentão, agora que você já tem bons motivos para estimular a sua criatividade,que tal começar a praticar?



Compartihe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Pinterest
portrait-of-handsome-male-builder-laughing-infront-Q8N7DXV.jpg
Join our newsletter and get 20% discount
Promotion nulla vitae elit libero a pharetra augue