Marca fruto da antiga Malharia Gabriel, traz novo nome e espaço, mas continua com o mesmo carinho e atenciosidade

Quem é de Bento Gonçalves, dificilmente nunca ouviu falar da Malharia Gabriel, uma confecção de malhas e roupas com mais de 30 anos que, no princípio, trabalhava com roupas adultas e infantis, e após, estreitou o seu serviço para apenas roupas de batizados e festas infantis. Diversos momentos marcantes estão eternizados por meio das roupinhas produzidas pela malharia.
Solange Stradiotti, hoje administradora do negócio, conta que a loja sempre foi uma extensão da confecção. Enquanto ela tomava conta do atendimento e da filha, Carol da Rosa, que hoje trabalha ao seu lado, a avó, dona Idalina, estava pilotando as máquinas de costura, o vô, seu Isair, auxiliava nas entregas e cobranças, uma rotina de apoio mútuo e muito trabalho.
“A Alibanc nasceu da nossa antiga Malharia Gabriel, uma confecção com enfoque infantil, mas que produzia também algumas peças adultas. A malharia ficava localizada no bairro Progresso, e depois de um tempo, com a empresa já bastante reconhecida na cidade, decidimos vir para o bairro Centro. Ao nos adaptarmos a esse novo público, percebemos que a procura pelas peças infantis era muito superior à de peças adultas. Com isso, decidimos focar apenas nas roupinhas para os pequenos. Dentre as peças infantis, as mais procuradas eram as roupas para batizado, e pensando em otimizar o trabalho ainda mais, a malharia restringiu a produção para apenas essa linha de comemorações. Foram anos de um trabalho muito recompensador, mas em 2015, decidimos fechar a confecção e focar apenas na loja”, relembra Solange.
A loja viu durante a pandemia uma necessidade de mudar de maneira mais profunda, focar no desenvolvimento da empresa e em suprir com qualidade a real procura dos clientes. Com isso, veio a mudança do nome para Aliblanc – batizados & meninas. Hoje, as peças são adquiridas de marcas com excelente qualidade, abrangendo roupas de batizado para meninas e meninos, e roupas infantis até o tamanho 12 apenas para meninas.
“O start dessa mudança veio durante a pandemia, quando eu e a minha mãe assumimos a frente do negócio e não nos víamos mais dentro da loja, naquele ambiente, com aquele estilo, então buscamos algo que tivesse mais a nossa cara, porém, mantendo o ambiente agradável para meninos e meninas”, explica Carol.
Para desassociar a imagem que o público tinha da malharia e recomeçar como uma nova marca com um novo propósito, além da troca do nome, a mudança precisou ocorrer por meio dos produtos, do nome, e do ambiente. Todo o espaço da loja foi reformado, contando com os nichos e araras para armazenamento das roupinhas, e vários espaços interativos para os pequenos brincarem e se divertirem muito. “Trouxemos novos ares e nos sentimos com os ânimos renovados, temos uma energia diferente para vir trabalhar, parece que sempre temos algo novo. Os clientes adoraram, só recebemos elogio e as crianças se divertem muito”, conta Carol.
A partir de agora, a família quer continuar com o trabalho, expandindo as vendas também para o ambiente digital, por meio de lives, grupos no WhatsApp e venda direta por telefone. “Em 2024, queremos continuar com nosso bom atendimento e peças de ótima qualidade, levando esses aspectos também para o ambiente online, porque percebemos que as pessoas gostam de ter esse conforto de escolher as peças de casa, por Whatsapp, pelo Instagram e receber os produtos onde estiverem. Também gostaríamos de deixar o convite tanto aos clientes que ainda não vieram conferir o nosso espaço renovado, e também ao público em geral, para que venham tomar um cafézinho conosco, conferir nossas peças -e tragam as crianças, porque elas vão se divertir muito”, finaliza Carol.




