O Rio de Janeiro continua vivo | Avanti Viagens

Relatosde uma viagem em busca das raízes da cidade maravilhosa

 

Sempre tive uma certa resistência em viajar para o Rio deJaneiro. Nunca me imaginei caminhando pelas praias de Copacabana. Depois dealgumas viagens pelo Brasil, a Camila, minha namorada e agente de viagens, meconvenceu em conhecer a “cidade maravilhosa”. Me esforcei para mantera mente aberta e desconstruir o estereótipo de uma cidade violenta para oturista.  Mas chegando lá, ainda não conseguia exorcizar aquele avatar do RJ,o malandro marrento que se aproveita dos recém-chegados. Essa teoria já caiupor terra depois do primeiro chope. Aos poucos, comecei a absorver ainformalidade praticada pelos nativos. A primeira lição era aprender a relaxare não me importar com o atraso da van do city tour. O guia turístico, umtiozinho muito simpático, me fez amar o Rio em poucos minutos. É tantainformação visual que você não sabe se olha ou fotografa. Sua mente começa aconectar tudo que você já viu e escutou sobre o Rio, aquela novela das Oito, ascanções de Tom Jobim, a natureza vibrando bem na sua cara. 

Na primeira parada, subindo o Morro do Corcovado, tivemosuma experiência quase esotérica. Chegando ao pé do Cristo Redentor uma névoaespessa cobria a estátua por completo. Em poucos minutos a nuvem simplesmentese dissipou revelando as formas imponentes do Cristo e toda composição dapaisagem com um fundo azul intenso. E se ainda restava dúvida da ação docriador, foi só pegar o bonde do Morro da Urca até o Pão de Açúcar. Foi a vistamais impressionante que já vi, que nenhuma foto pode registrar. Uma visãosurreal de uma cadeia de montanhas, praias curvilíneas, floresta tropical, umaimensa constelação de embarcações e claro, as favelas, que numa analogiaestranha, lembra os nossos parreirais, bordando morros e encostas.

Impossível não se envolver emocionalmente com essa cidade.Uma simples caminhada na praia é repensar seus hábitos, ter uma vida maissaudável. E como eles sabem cuidar do seu corpo, o seu maior bem. Mas se você égordo ou magro, negro ou branco, todos ali são bem-vindos e, diga-se depassagem, um consumidor em potencial. Eles sabem vender o seu peixe fazendo dotrabalho um estilo de vida. Mas eles sabem muito bem que se divertir é simfundamental para a vida.

E eu quis saber como eles se divertiam. E os caminhos noslevaram à noite da Lapa. E assim,  adentramos no reduto da boemia carioca.O local mais democrático da cidade, com suas tribos, bares temáticos egastronomia típica brasileira. Num momento você está num boteco ouvindo MPB, ehá alguns passos dali, você está num bar de blues. Mas o nosso instinto noslevou por acaso ao lendário Circo Voador, a casa de shows que consagrou grandesnomes da música brasileira como Barão Vermelho, RPM e Paralamas do Sucesso. Foiuma surpresa encontrar o local ainda aberto, já que foi fundado em 1982. Um grande público estava presente para o show de Hamilton de Holanda eorquestra tocando clássicos do cancioneiro popular e muito samba de gafieira.Ficamos num mezanino vendo tudo de cima sentindo a energia intensa dessesantuário musical. Nós olhávamos um para o outro, maravilhados com todo aquelepovo dançando em duplas os passos gafieira. Um Rio quase inocente, em contrastecom a realidade do funk, por exemplo. Eu só conseguia dizer: “Isso é Brasilraiz”. 

Em apenas alguns dias, fizemos uma imersão intensiva nocotidiano carioca. O suficiente para afirmar: o Rio de Janeiro continua vivosim, com toda sua raiz, em todas suas vertentes. E pra mim, hoje, se o Rio deJaneiro fosse uma pessoa, um avatar, eu diria que, simplesmente, é alguém quesabe viver a vida. E quando tudo isso passar, quero voltar. Diante do caossanitário e da polarização política, acredito que o melhor remédiopara corpo e mente é viajar, criar novas memórias para substituir as ruins.Mas cuidado: a vontade de viajar é altamente contagiosa…ou melhor,contagiante.

 

Compartihe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Pinterest
portrait-of-handsome-male-builder-laughing-infront-Q8N7DXV.jpg
Join our newsletter and get 20% discount
Promotion nulla vitae elit libero a pharetra augue